Canoagem

POR:
Camila Camilo
Poliana Aparecida de Paula durante o treino nos jogos de Beijing 2008. Foto: Alaor Filho / Divulgação COB
Poliana Aparecida de Paula durante o treino nas Olimpíadas de Beijing

Quem participa? A canoagem é disputada individualmente ou em duplas.

Regras: Nas Olímpiadas a modalidade de canoagem disputada é slalom, praticada com caiaques ou canoas em águas rápidas (com correnteza), em percursos que variam de 250 a 300 metros. O trajeto é dividido em "portas", cada uma com uma sequência numérica que indica se a posição está a favor ou contra a correnteza. Para vencer, é preciso fazer o percurso duas vezes em pouco tempo e sem penalidades, como tocar a embarcação com o corpo ou puxar a porta intencionalmente. Conforme a gravidade da penalidade, o canoeiro tem um acréscimo maior no tempo final.

Países campeões: A Alemanha é recordista, com 29 medalhas de ouro.

Para ensinar aos alunos: Converse com os alunos sobre curiosidades dos esportes. Entre elas, destaque que alguns deles surgiram a partir da utilização de equipamentos que possuíam outras finalidades. Desafie-os a elaborarem uma lista, algo como: bicicleta – ciclismo; armas de fogo – tiro etc. A partir da relação elaborada, proponha a distribuição em categorias: esportes terrestres, aquáticos, radicais etc. Caso a canoagem não tenha sido mencionada, sinalize sua ausência. Explique o funcionamento da competição e, na medida do possível, apresente uma prova de canoagem recorrendo a um dos diversos vídeos disponíveis na internet.

Consultoria  Marcos Garcia Neira
Professor de Metodologia do Ensino em Educação Física da Faculdade de Educação da USP Coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar.
 
Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias

Tags

Guias