Jornalismo

Robenilson Vieira em combate com Anvar Yunusov, do Tajiquistão, nos jogos de Beijing 2008. Foto: Washington Alves / COB
Robenilson Vieira em combate com Anvar Yunusov, do Tajiquistão, nas Olimpíadas de Beijing

Quem participa? Competidores individuais.

Regras: As lutas masculinas são divididas em três rounds de três minutos cada. As femininas têm quatro rounds de dois minutos cada. Golpes que atinjam a cabeça do oponente ou a parte superior do corpo garantem a vitória se o combate for decidido pela arbitragem. Outra maneira de ganhar a luta é golpear o adversário até que ele não levante dentro de uma contagem de 10 segundos.

Países campeões: Os Estados Unidos são recordistas, com 48 ouros olímpicos.

Para ensinar aos alunos: Pesquise na internet vídeos ou fotografias de lutas de boxe "profissional" e olímpico. Apresente o material selecionado aos alunos e peça para apontarem as diferenças. Para ajudá-los, faça uma pesquisa e reúna maiores informações sobre o assunto. Discuta, principalmente, a obrigatoriedade da utilização de equipamentos de proteção, a quantidade de rounds e o tempo de luta. Ao final, solicite a elaboração coletiva de um quadro comparativo.

Consultoria  Marcos Garcia Neira
Professor de Metodologia do Ensino em Educação Física da Faculdade de Educação da USP Coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar.

continuar lendo

Veja mais sobre