Jornalismo

Jogo-treino da Seleção Brasileira de Basquete Feminino contra a seleção da Espanha, Beijing 2008. Foto: Wander Roberto / Divulgação COB
Jogo-treino da Seleção Brasileira de Basquete Feminino contra a seleção da Espanha, nas Olimpíadas de Beijing

Quem participa? Duas equipes de cinco jogadores cada.

Regras: O objetivo é introduzir a bola no cesto da equipe adversária e evitar que ela seja introduzida no próprio cesto. Quem obtiver mais pontos vence. Cada cesta vale dois pontos, a cobrança por infração vale um ponto e os arremessos a uma distância igual ou maior que 6,25 metros valem três pontos.

Países campeões: O recordista são os Estados Unidos, com 19 ouros olímpicos.

Para ensinar aos alunos: Promova uma vivência da modalidade conforme suas origens. Com dois cestos pendurados a aproximadamente três metros de altura do solo, divida a turma em dois grupos e proponha o início de um jogo cuja única regra é lançar a bola dentro do cesto. No transcorrer da atividade, faça breves interrupções para discutir as dificuldades enfrentadas pelos participantes. Solicite a elaboração de regras para tornar o jogo mais interessante. Quando a turma chegar a um consenso, peça que comparem as regras que elaboraram com as regras oficiais do basquete.

Leia mais Basquete na escola

Consultoria  Marcos Garcia Neira
Professor de Metodologia do Ensino em Educação Física da Faculdade de Educação da USP Coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar.

continuar lendo

Veja mais sobre