Jornalismo

Daniel Paiola nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Foto: Gaspar Nóbrega / Inovafoto / Divulgação COB
Daniel Paiola nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara

Quem participa? Competidores individuais ou duplas.

Regras: O badminton é jogado com raquetes e petecas. A quadra é parecida com a de tênis e cada jogador (ou dupla) fica de um lado da rede. Quem faz o saque marca ponto se a peteca cair do lado da quadra do adversário. Se o saque falhar, o serviço passa para o oponente. Ganha quem fizer mais pontos.

Países campeões: A China é a recordista, com 11 ouros olímpicos.

Para ensinar aos alunos: Converse sobre a modalidade com seus alunos. Explique o funcionamento do jogo e levante sugestões para executá-lo na escola. Além da quadra ou espaço amplo, é possível usar a rede de vôlei ou uma corda esticada. O jogo pode ser praticado com uma peteca construída pelos alunos e as mãos espalmadas podem servir como raquetes. Promova diversas vivências, alternando a composição das equipes, em duplas e quartetos.

Leia mais Badminton na escola

Consultoria  Marcos Garcia Neira
Professor de Metodologia do Ensino em Educação Física da Faculdade de Educação da USP Coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar.

continuar lendo

Veja mais sobre