Jornalismo

Luiz Gustavo Trainini na competição de Tiro com Arco, realizada no Olympic Green Archery, nos XXIX Jogos Olímpicos de Beijing 2008. Foto: Alaor Filho / Divulgação COB
Luiz Gustavo Trainini na competição de Tiro com Arco nas Olimpíadas de Beijing

Quem participa? Competidores individuais ou trios.

Regras: Cada arqueiro dispara 72 flechas no total - seis flechas em cada fase de quatro minutos. O objetivo é atingir um alvo a uma distância de 70 metros. Quanto mais perto do centro do alvo, maior a pontuação. Ganha quem conseguir somar mais pontos.

Países campeões: A Coreia é o recordista, com cinco ouros no total.

Para ensinar aos alunos: Pergunte aos alunos o que conhecem sobre essa modalidade. Levante as informações que possuem sobre o uso do arco. Onde viram? Como funciona? Quais as utilidades desse equipamento? Após o reconhecimento dos saberes dos alunos e a discussão sobre eles, explique o funcionamento da competição. Recorrendo a materiais previamente solicitados, oriente a construção de arcos e, utilizando varetas de bambu como flechas, conduza a vivência da modalidade com o devido cuidado.

Consultoria  Marcos Garcia Neira
Professor de Metodologia do Ensino em Educação Física da Faculdade de Educação da USP Coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar.

continuar lendo

Veja mais sobre