Outras leituras

POR:
Beatriz Vichessi

História de um sobrevivente
Em 1983, o sudanês Valentino Achak Deng tinha 7 anos quando sua aldeia natal foi arrasada por forças comandadas pelo governo da capital, Cartum, que impunha a supremacia das leis islâmicas. Para fugir desse horror, ele atravessou metade do país a pé na companhia de outros garotos, sobrevivendo à guerra civil e a seus males, como a fome, até conseguir se refugiar na Etiópia e no Quênia e depois partir para os Estados Unidos, onde vive atualmente.
Por que ler É uma biografia romanceada que revela a vida dos meninos perdidos do Sudão sob o ponto de vista de um deles.
Sobre o autor Criou a Fundação Valentino Achak Deng, de proteção a refugiados sudaneses nos Estados Unidos.

O Que É o Quê, Dave Eggers, 584 págs., Ed. Companhia das Letras, tel. (11) 3289-5930, 62 reais

A coruja que soube amar
Esqueça os consagrados títulos sobre cachorros bagunceiros e gatos cativantes. Neste relato, a estrela é uma coruja-de-igreja macho. Nascido com um problema nas asas, Wesley jamais conseguiria viver em liberdade. Sensibilizada, a autora adota o filhote e passa a relatar aos colegas pesquisadores as peripécias dele. A convivência de 18 anos resulta em uma crônica da vida selvagem em cativeiro, indo desde as dificuldades em conseguir comida até a engraçadíssima corte que o animal faz para conquistar a pesquisadora.
Por que ler Envolvente e passional como um romance. Detalhado e preciso como uma tese.
Sobre a autora Bióloga, em quase 20 anos matou 28 mil camundongos para alimentar Wesley.

Wesley: A Incrível História de Amizade Entre uma Garota e Sua Coruja, Stacey O’Brien, 240 págs., Ed. Globo, tel. (11) 3767-7400, 34 reais

Lã, mistério e ação
À primeira vista, parece um conto de Agatha Christie. Mas, nesta obra, a personagem principal não revela as deduções de suas investigações com palavras, como faz miss Marple, anciã inventada pela romancista. Ela solta balidos, porque Miss Maple é uma ovelha! Na companhia dos amigos de rebanho, ela tenta descobrir o assassino do pastor George, que por ironia do destino lia romances policiais para a bicharada.
Por que ler Divertida crítica à humanidade sob os olhos de um bando de ovelhas investigadoras.
Sobre a autora Alemã especialista em literatura inglesa, escreve sob pseudônimo.

Um Caso para Miss Maple, Leonie Swann, 224 págs., Ed. Rocco, tel. (21) 3525-2000, 45 reais

Resenhas de Nina Pavan

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Tags

Guias