Compartilhe:

Jornalismo

Organizar para ensinar bem
Com base em uma vivência de 25 anos na supervisão escolar, a autora responde às perguntas mais comuns sobre projetos político-pedagógicos. Com linguagem simples, explica o processo de criação e implementação que envolve toda a equipe.
Por que ler Boa referência para a construção da identidade escolar.
Sobre a autora É orientadora pedagógica de escolas públicas no Rio de Janeiro.

Projeto Político-Pedagógico: Construção e Implementação na Escola, Cássia Ravena Mulin de Assis Medel, 128 págs., Ed. Autores Associados, tel. (19) 3289-5930, 29 reais

A voz da experiência
Com formações variadas, 15 especialistas relatam suas experiências em Educação de Jovens e Adultos, reunindo abordagens sobre produção textual e representações do pensamento abstrato, entre outros temas.
Por que ler Importante seleção de textos de um tema que raramente chega às prateleiras.
Sobre as organizadoras Maria Fani tem pós-doutorado em Educação e Silvana é mestre em Educação Especial.

Saberes e Singularidades na Educação de Jovens e Adultos, Maria Fani Scheibel e Silvana Lehenbauer (orgs.), 176 págs., Ed. Mediação, tel. (51) 3061-8864, 34 reais

Caminhos possíveis
Reunindo pensamentos de educadores e pesquisadores, aborda a ligação entre escola, família e sociedade em relação à inclusão. Longe de discursar sobre uma utopia inalcançável, traz estudos de caso.
Por que ler Apresenta um vasto sortimento de ideias sobre o assunto.
Sobre as organizadoras Integram o Laboratório de Estudos sobre o Preconceito da Universidade de São Paulo.

Educação Inclusiva: Percursos na Educação Infantil, Cintia Copit Freller, Marian Ávila de Lima e Dias Ferrari e Marie Claire Sekkel (orgs.), 128 págs., Ed. Casa do Psicólogo, tel. (11) 3034-3600, 26 reais

Para formar leitores 
A trajetória da própria autora do livro como leitora conduz o público a uma viagem de descoberta pelos títulos clássicos da literatura e seus famosos autores, como William Shakespeare e Clarice Lispector. E, com uma linguagem mágica, Ana Maria prova por que eles estão e estarão, eternamente, em alta. A obra, lançada em 2002, ressalta a responsabilidade que os atos para formar leitores de verdade exigem: empurrar títulos goela abaixo da garotada ou mesmo de pessoas adultas não faz o mínimo sentido nem dá resultados positivos.
Quem recomenda ROSANGELA DALEVEDO, professora do Ensino Fundamental, Campos Novos Paulista, SP.

Como e Por Que Ler os Clássicos Universais Desde Cedo, Ana Maria Machado, 146 págs., Ed. Objetiva, tel. (21) 2199-7824, 32,90 reais

Biblioteca viva 

Um lugar para acolher livros e conquistar leitores sonhado pelo pedreiro Evando dos Santos, projetado por Oscar Niemeyer e construído com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Esse é um pedaço breve e surpreendente da história da recém-inaugurada Biblioteca Comunitária Tobias Barreto, no Rio de Janeiro. A iniciativa começou a ser organizada de modo tímido há 20 anos na casa do trabalhador sergipano, analfabeto até os 18 anos, que recolhia livros e recebia doações de exemplares. 

Resenhas de Nina Pavan

continuar lendo

Veja mais sobre

Últimas notícias