Proficiência em línguas: Awful English!

Sua Carreira

POR:
Ariane Alves, Maggi Krause
A média do Brasil, 49,96 pontos, aponta fraco domínio da língua inglesa

A maioria dos brasileiros nem sequer entende o título acima, ou seja, inglês terrível! Segundo o relatório da empresa de Educação internacional Education First, publicado no fim de 2014, ocupamos a 38ª posição do Índice de Proficiência em Inglês, entre 63 nações avaliadas. A média do país, 49,96 pontos, aponta fraco domínio da língua (veja mapa). Embora o relatório não verifique só a habilidade de professores, há relação entre a qualificação docente e a fluência da população. Na Argentina, campeã da América Latina com média de 59,02 pontos e proficiência alta, é preciso cumprir cinco anos na universidade para lecionar em escolas públicas. "No Brasil, há cursos de Letras de três anos, e boa parte dos alunos não teve contato anterior com o idioma estudado", afirma Daniela Brianezi, que leciona Espanhol e Inglês. Dominar uma ou duas competências é insuficiente para ensinar. "Fala, escuta, escrita e leitura são importantes. Saber a gramática e ter péssima pronúncia não resolve", diz Sandra Durazzo, consultora de línguas estrangeiras. Ambas indicam sites e aplicativos para se aprimorar nos idiomas (confira no quadro abaixo)

Para ler as principais notícias na língua-alvo.

São dicionários dinâmicos. No primeiro, é possível conjugar verbos, escutar pronúncias e participar de um fórum sobre o idioma. Já o segundo tem imensa base de dados e mostra diversas aplicações da palavra ou expressão buscada.

Rede social que permite interação entre falantes nativos de vários países dispostos a ensinar e aprender.

Filmes e séries possibilitam o contato com o uso atual de línguas variadas, incluindo gírias e expressões. Os conteúdos online, acessados por site ou aplicativo, podem ser vistos em diferentes dispositivos.

Para quem quer aprender novos idiomas, exercícios de pronúncia, gramática, leitura e escrita são o forte do aplicativo.

Site disponibiliza programação de TV e rádio em língua espanhola.

Aplicativo multiplataforma que identifica letras de música e fornece a tradução com um layout de karaokê. Tem mais de 7 milhões de letras em 30 idiomas no acervo e pode ser conectado com o Facebook.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias