Blog de Leitura

Mergulhe no universo dos livros

Sugestões para as crianças darem os primeiros passos no mundo da leitura

Conheça seis títulos para apresentar à garotada

POR:
Anna Rachel Ferreira
No meu post de estreia aqui no blog, contei que minhas memórias mais marcantes com relação à literatura começam na adolescência. Mas, antes disso, eu também me lembro de meus pais estarem sempre com livros na mão, seja para própria leitura ou para compartilhá-la comigo. Hoje sei que aqueles contatos iniciais foram o alicerce da paixão que tenho pelas letras.

 

O fato é que escolher os títulos a serem lidos com os pequenos nem sempre é uma missão simples. Será que basta olhar a idade indicada na contracapa? E o livro deve ter muita ou pouca ilustração? As perguntas são muitas, e a responsabilidade é grande. Afinal, queremos fazê-los se enamorar por essa prazerosa atividade, assim como nós.

 

Existem algumas dicas valiosas para executar com êxito essa tarefa, como se preocupar mais com a qualidade literária do texto do que com conteúdos moralistas, além de valorizar a presença de descrições ricas, a mistura de mistério e comédia e os estímulos à imaginação. Porém, com a produção de livros infantis a todo vapor, é fácil se perder na quantidade de opções.

 

Pensando nisso, eu conversei com Beatriz Gouveia, formadora do Instituto Avisa Lá, que indicou uma listinha de títulos ótimos para o pontapé inicial. Confira:

 


1. Tanto, Tanto!, de Trish Cooke, 48 págs., Ed. Ática, tel.: (11) 4003-3061, 49 reais.

Sinopse oficial: Uma família prepara uma festa surpresa. Enquanto o aniversariante não chega, todos querem brincar com o bebê da casa, que se delicia sendo o centro das atenções.

 


2. Telefone Sem Fio, de Ilan Brenman e Renato Moriconi, 32 págs., Ed. Cia. das Letrinhas, tel.: (11) 3707-3501, 37,50 reais.

Sinopse oficial: Nesta publicação ilustrada, vários personagens inusitados cochicham um na orelha do outro. O que eles dizem? É o que as crianças descobrirão.

 


3. Ter um patinho é útil, de Isol (Marisol Misenta), 34 págs., Ed. Cosac Naify, tel.: (11) 3218-1478, 24,90 reais.
Sinopse oficial: Um menino encontra um patinho e começa a brincar com ele de todas as maneiras, o usando como chapéu, apito e outras coisas. Do lado inverso do livro, a história é revisitada do ponto de vista do patinho.

 


4. Meu gato mais tonto do mundo, de Gilles Bachelet, 32 págs., Estação Liberdade, tel.: (11) 3661-2881, 38 reais.
Sinopse oficial: O autor cria seu elefante como se fosse um gato. Enquanto ele tenta entender qual é a raça do seu bichinho, os leitores podem se divertir com as travessuras que o suposto gato apronta.

 


5. Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado, 24 págs., Ed. Ática, tel.: (11) 4003-3061, 29,50 reais.
Sinopse oficial: Uma menina linda, que mais parecia uma princesa das terras da África, desperta a admiração de um coelho branquinho. Ele quer ser pretinho como ela. Mas, para isso, terá de descobrir qual é o segredo da garota.

 


6. Espelho, de Suzy Lee, 48 págs., Ed. Cosac Naify, tel.: (11) 3218-1478, 42 reais.
Sinopse oficial: O leitor presencia o primeiro encontro de uma menina com o espelho e acompanha a intensificação desse vínculo. Sem o uso das palavras, a relação simbólica entre o ser humano e seu reflexo é apresentada nessa obra.

 

E aí, você já usou algum desses títulos com a criançada? Tem outras sugestões que deram supercerto com sua turma? Então, conte pra gente aqui nos comentários.

 

Até semana que vem!

 

Anna Rachel

Tags

Guias