Ensino fundamental: número de professores não formados diminui

POR:
Bruna Nicolielo
Infográfico: Mario Kanno
Infográfico: Mario Kanno

Fonte: Sinopse Estatística do Professor 1999 a 2009, do Inep

A Sinopse do Professor, divulgada no fim de abril pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostra que 24% dos professores das séries finais do Ensino Fundamental não têm a formação adequada para lecionar nesse nível, conforme prevê a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - nível superior com licenciatura. Nesse número, se incluem professores sem nível superior ou formados em outras áreas, como a de engenharia ou saúde. A taxa de docentes sem a formação mínima está diminuindo, mas não na velocidade necessária para atender à meta do Plano Nacional de Educação (PNE) - todos formados até 2011 (veja o gráfico acima). "Políticas públicas precisam ser elaboradas a fim de suprir essa demanda", afirma Antonio Carlos Ronca, membro do Conselho Nacional de Educação (CNE).


Parceria
Programa brasileiro é adotado na Suécia

Em Taboão da Serra, região metropolitana de São Paulo, professores visitam a casa
de seus alunos uma vez por semana. A experiência, que reduziu a repetência, é destaque da publicação Interação Escola-Família: Subsídios para Práticas Escolares, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e do Ministério da Educação (MEC). Em 2011, o programa será adotado pela cidade sueca de Sundbyberg.


Ontem e hoje

Foto: Acervo iconográfico IBGE

Escolas rurais crescem Em 1950, ano da foto acima, o Brasil tinha 55.678 escolas rurais de Ensino Fundamental como esta, em Coari, Amazonas. Hoje, elas aumentaram 20%, mostra um estudo sobre o tema, realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Foto: Acervo iconográfico IBGE

 


8% das pessoas vão à biblioteca por prazer

Fonte: 1º Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais, do Ministério da Cultura (Minc)


Calvin

Calvin

Toda semana, uma nova tirinha sobre Educação com Calvin e seus amigos


Na internet 

Site em que é possível opinar sobre que conteúdos professores de Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental devem dominar para ingressar na carreira. O resultado será usado para a formulação de um exame para a entrada no Magistério.


IDEB
Falta equidade nas redes

Infográfico: Mario Kanno
Infográfico: Mario Kanno

Escolas de uma mesma cidade podem ter indicadores educacionais bastante diferentes. A conclusão é de uma pesquisa do movimento Todos Pela Educação divulgada em maio, que mostra uma grande variação no Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) de instituições de ensino municipais de 12 capitais brasileiras. As cidades selecionadas tiveram notas iguais ou superiores à média nacional: 4,2. Os dados mostram que as escolas de Boa Vista apresentaram as menores variações entre as escolas, enquanto as de Vitória têm a maior disparidade (veja o gráfico acima). "Investir na formação de professores e aproveitar as boas experiências da rede é importante para reduzir a desigualdade", diz Mozart Neves, diretor-executivo do movimento.


Linha do tempo
20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

1990
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é promulgado no dia 13 de julho, regulamentando os direitos das crianças e dos adolescentes. O documento é concebido com base na participação de vários segmentos sociais brasileiros.

2000
Aprovado o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, que consolida a luta contra abusos dessa ordem, previsto no ECA.

2008
Setores que lutam pelos direitos da infância reinvindicam a atualização do ECA, defendendo a inclusão de crimes cibernéticos.

2010
O estatuto se consolida como o principal responsável pela implantação dos Conselhos Tutelares nos municípios brasileiros e pela definição de diretrizes básicas para a elaboração de políticas públicas para crianças e adolescentes no país.

Fonte: Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi)

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