Falta de vagas e de interesse afasta os alunos da escola

POR:
Beatriz Santomauro
Clique para ampliar

Por que temos 1 milhão de crianças e jovens entre 7 e 15 anos fora da escola? Pesquisa feita pelo Movimento Todos pela Educação, pela Fundação Educar DPaschoal, pelo Instituto Unibanco e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) registrou os motivos. Nos quatro estados com menor taxa de atendimento (Alagoas, Rondônia, Pará e Acre), há pelo menos 5% de crianças e adolescentes longe da sala de aula (veja o gráfico ao lado). Marcelo Neri, coordenador do estudo, diz que, contrariando o senso comum, nem sempre a causa da evasão dos moradores de locais pobres é a busca por emprego: "Esses estados não oferecem oportunidades de trabalho nem aos adultos nem aos jovens". Ele acredita que as grandes distâncias e o transporte precário colaboram para a falta de interesse pela escola. Leia pesquisa.

Fonte: Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, com base em dados da PNAD/IBGE de 2006.


Formação
Professores que aprendem com os mais experientes

Para garantir que um educador recém-formado faça um bom trabalho em sala de aula, buscar a orientação dos experientes é uma ótima saída. Nos Estados Unidos e na Inglaterra, essas práticas são comuns. Os educadores assistem às aulas dos novatos, colaboram quando há dificuldades de ensinar certos conteúdos, no apoio emocional e na socialização. No Brasil, porém, não há redes que tenham um programa regular desse tipo e poucos são os estudos sobre o tema. A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a 237 quilômetros de São Paulo, faz um trabalho pioneiro de pesquisa. "Atendemos às demandas dos iniciantes via internet pelo Programa de Mentoria. Para a formação dos mentores, os encontros são presenciais", explica a pesquisadora responsável, Aline de Medeiros Rodrigues Reali. 


Políticas públicas
Novos ônibus chegam à zona rural

Ilustração: Cassio Bittencourt. Clique para ampliar

O programa Caminho da Escola lançou os ônibus que vão beneficiar cerca de 300 mil estudantes em 2009 - em um universo de 4,8 milhões que transitam na zona rural para ir à escola. Os modelos, convencional e reforçado, variam conforme a capacidade de suportar terrenos em condições precárias (veja as ilustrações ao lado). "A intenção é que os veículos passem a ser padronizados e substituam aqueles que têm, em média, 16,5 anos de uso e que, em 27% dos casos, são apropriados apenas para levar cargas", diz José Maria Rodrigues de Souza, coordenador geral de apoio à manutenção escolar do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Mais informações.


Linha do tempo
Vinte anos da queda do Muro de Berlim

1989 Um decreto assegura a destruição do Muro de Berlim, erguido em 1961, que separava a cidade em duas: a oriental (comunista) e a ocidental (capitalista). A mesma divisão de poder e território ocorria no restante da Alemanha desde 1949. 

1990 Um tratado internacional assinado em Moscou por União Soviética, Grã- Bretanha, França e Estados Unidos devolve a soberania ao país, e a Alemanha volta a ser unificada. É adotada uma moeda única e o modelo capitalista, antes restrito ao lado ocidental, é expandido. 

1991 A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) é dissolvida e o comunismo perde sua força no mundo. Termina o período conhecido por Guerra Fria - disputa entre comunistas e capitalistas iniciada após a Segunda Guerra Mundial, em 1945. 

2009 Hoje, a Alemanha é a maior potência da União Europeia e a terceira maior força econômica do mundo. É polo produtor de tecnologia, referência no sistema de segurança social, desenvolvimento de fontes de energia renovável e uma das maiores exportadoras de armas.


Calvin

Toda semana, uma nova tirinha sobre Educação com Calvin e seus amigos


91% dos brasileiros concordam com a afirmação "A Educação é o melhor caminho para garantir o futuro".
Fonte: Ibope Mídia no estudo 10 Anos, 10 Tendências.


Ontem e hoje 
Pré-primário em 1965

Foto: Acervo Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul
Foto: Acervo Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul

As salas tinham uma organização rígida das carteiras, como esta de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo. Hoje, são importantes os cantos de atividades, como mostram os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, lançados em maio pelo Ministério da Educação (MEC).

 

 

 


Televisão
Programa para adolescentes antenados com literatura 

Na série Tudo O Que É Sólido Pode Derreter, a TV Cultura apresenta histórias para o público juvenil. São 13 episódios dirigidos pelo cineasta Rafael Gomes, que mostram cenas da vida de uma adolescente que mora na cidade grande. Há sempre um paralelo entre as experiências que a garota vive e os livros clássicos da Língua Portuguesa que lê a pedido da escola. Até 3 de julho, o programa é exibido às sextas-feiras, às 19h30, com reapresentação aos domingos, às 20 horas. Depois dessa data, os vídeos ficarão disponíveis apenas na internet.


Colaborou Beatriz Levischi

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias