Dez livros para inspirar o trabalho com projetos didáticos
Neurilene Martins indica livros para auxiliar o docente na realização de projetos didáticos que sejam contextualizados e significativos para a turma
06/07/2016
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
06/07/2016
No período de recesso escolar, a ida a feiras de livros, livrarias, sebos e outros espaços de leitura costuma ganhar mais espaço na agenda dos professores. Uma sugestão é aproveitar essas oportunidades para garimpar livros que possam ajudar a transformar as práticas educativas na sala de aula. Hoje, as minhas indicações são para inspirar e auxiliar o docente na realização de projetos didáticos que sejam contextualizados e significativos para a turma.
Esse é um tema que ainda desafia muito os docentes. Produzir um projeto didático pode ser uma estratégia para envolver os alunos, dar mais sentido às tarefas realizadas na sala de aula e direcionar os modos de avaliação. Confira, então, dez livros que não podem faltar na biblioteca do professor que vai se dedicar a esta prática:1. Ler e Escrever na Escola: O Real, o Possível e o Necessário, de Delia Lerner.
Esta é a pedida para quem quer desenvolver projetos na área de Língua Portuguesa, como publicação de livros de contos, enciclopédias e revistas eletrônicas. A autora traz referências teóricas e metodológicas e propõe projetos como uma modalidade que articula propósitos didáticos e comunicativos em torno de um produto final com o objetivo de que a leitura e a escrita adquiram sentido. Nessa obra, o leitor tem acesso a orientações didáticas e a exemplos de boas propostas na perspectiva das práticas sociais como conteúdos curriculares.2. Gêneros Textuais & Ensino, organizado por Angela Paiva Dionisio, Anna Rachel Machado e Maria Auxiliadora Bezerra.
Ao apresentar a definição e a funcionalidade de gêneros textuais, esta obra amplia a visão do professor sobre a diversidade de práticas sociais que podem ser ensinadas e aprendidas na escola. São descritas propostas didáticas para trabalhar gêneros discursivos e jornalísticos na alfabetização inicial e canções na mídia literária, além de trabalhos com verbetes, resumos, entrevistas, histórias em quadrinhos e carta ao leitor.3. Escola, Leitura e Produção de Texto, de Ana Maria Kaufman e Maria Helena Rodrigues.
A obra apresenta alternativas didáticas construtivistas de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. Nela, os professores podem expandir os conhecimentos sobre as tipologias textuais e caracterização linguística, além de conferir exemplos de planejamento de projetos que levam em consideração as especificidades textuais.4. Narrar por Escrito do Ponto de Vista de um Personagem, de Emilia Ferreiro e Ana Siro.
Neste livro, o docente tem boas pistas sobre como realizar na classe projetos de reescrita com transgressão do texto fonte, a partir da mudança do foco narrativo. Ele é resultado de uma experiência didática realizada em uma escola de Buenos Aires. O exemplo-guia é a história de Chapeuzinho Vermelho, contada pela perspectiva do Lobo Mau.5. Andar Entre Livros: a Leitura Literária na Escola, de Teresa Colomer.
Indicação para desenvolver projetos relacionados ao letramento literário. Nele, o leitor encontra reflexões sobre o tratamento didático de textos literários, como interpretação de texto e leituras individuais e coletivas, muito úteis para a qualificação das propostas dessa área.6. Ofício de Aluno e Sentido do Trabalho Escolar, de Phillipe Perrenoud.
O livro aprofunda a reflexão sobre o sentido do trabalho escolar. Assim, ele contribui para a elaboração de sequências didáticas e de tarefas mais abertas e flexíveis e rompe com a visão tradicional de discentes como meros receptores de conhecimento. Nesse sentido, os estudos sobre as didáticas novas e estratégias dos alunos diante do trabalho escolar são muito valiosos.7. A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho: O Conhecimento é um Caleidoscópio, de Fernando Hernández e Montserrat Ventura
Aqui são priorizadas a abordagem de temáticas que emergem da sala de aula, com base em experiências, vivências e conhecimentos prévios dos estudantes. Os autores propõem que a escola seja espaço para estudos significativos de problemas reais, que se aproximem da realidade da turma. Hernández e Ventura realizam uma crítica severa ao currículo organizado por ordem disciplinar e inspiram a realização de projetos transdisciplinares.8. Transgressão e Mudança: Os Projetos de Trabalho, de Fernando Hernández.
Além de descrever princípios e as práticas da organização do currículo com base em projetos de trabalho, os autores apresentam nessa obra uma experiência educativa da Escola Pompeu Fabra, em Barcelona (Espanha), que pode inspirar a equipe de professores a apostar no trabalho colaborativo como estratégia de inovação pedagógica.9. Leitura e Interdisciplinaridade: Tecendo Redes nos Projetos da Escola, de Angela B. Kleiman e Silvia Moraes.
A obra auxilia o docente que deseja realizar projetos institucionais na escola com a abordagem interdisciplinar e intertextual. Destaca o uso de textos jornalísticos como ancoragem para a formação de leitores críticos.10. Enfoque Globalizador e Pensamento Complexo: Uma Proposta para o Currículo Escolar, de Antoni Zabala.
Na perspectiva do planejamento e da intervenção didática no contexto de projetos, este livro apoia o professor na organização dos conteúdos de aprendizagem, com base na reflexão sobre a função social do ensino. Tematiza concepção de aprendizagem, princípios e métodos globalizados.
Últimas notícias