O legado dos Parâmetros Curriculares Nacionais

Em dia | Currículo

POR:
Rodrigo Ratier, Paula Peres, Ariane Alves

Considerada uma abrangente orientação sobre o que e como ensinar, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) tiveram grande importância na elaboração dos currículos de estados e municípios, segundo estudo da professora Cláudia Galian, da USP. Ela comparou 27 propostas anteriores ao lançamento dos PCN, em 1997, com 60 divulgadas depois. O confronto das duas épocas (veja quadro) revela a influência do documento, com a concepção de ensino que valoriza a atividade mental construtiva, e o baixo impacto dos temas transversais, que não conseguiram inserir a discussão sobre diversidade nos currículos.

Currículos de estados e municípios 

Antes dos PCN

  • Eram centrados nas disciplinas tradicionais
  • Construtivismo amparado pelos conceitos teóricos da Psicologia da Educação
  • Pouca referência à diversidade e pluralidade cultural

Depois dos PCN

  • São organizados por áreas, mas as disciplinas permanecem
  • Construtivismo amparado pela Psicologia, Sociologia e Filosofia da Educação
  • Diversidade e pluralidade cultural seguem pouco abordados

Fonte Artigo Os PCN e a Elaboração de Propostas Curriculares no Brasil, de Cláudia Galian.

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