Formação a um clique

POR:
Ariane Alves

O ministro da Educação Renato Janine Ribeiro afirmou que pretende envolver as universidades públicas na melhoria da Educação Básica. A intenção é bem-vinda, embora várias delas já contribuam com a formação de professores e gestores. O caminho mais popular tem sido a Educação a distância (EaD). "Com essa modalidade, pode-se atingir um grande público em todo o país", afirma Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), especialista no tema. Nos quadros desta página, você confere opções gratuitas realizadas por renomadas instituições. Antes de escolher, avalie se o estudo online se encaixa em seu estilo de aprendizagem (faça um teste) e verifique se as aulas presenciais, caso existam, estão disponíveis em lugares e horários que possibilitem sua participação.

O forte são os cursos de aperfeiçoamento, que englobam assuntos relacionados a direitos humanos. Entre os temas estão Gênero e Diversidade na Escola e Produção de Material Didático para a Diversidade. Também existem programas menos específicos, como Educação do Campo e Educação Ambiental.

A graduação e as demais opções abrangem os estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Entre os programas de extensão, estão os de Conselho Escolar e Mediadores de Leitura. Na pós-graduação, são oferecidas especializações em Gestão Pública e Mídias na Educação.

Concebida para o ensino a distância, atua na graduação, pós-graduação e extensão. As Licenciaturas, semipresenciais, integram o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), com prioridade para docentes da Educação Básica. O canal de vídeos dá acesso livre a aulas e palestras e é uma oportunidade para você experimentar o modelo de estudo online.

Os cursos são voltados para professores e gestores. Alguns exemplos são as especializações em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, para profissionais que atendem estudantes do programa Bolsa Família, e em Gestão Escolar e a extensão em Avaliação com Ênfase na Atenção Primária em Saúde.

É o portal de conteúdos educacionais do Ministério da Educação (MEC). Nele, pode-se fazer o curso Mídias na Educação, que possui ciclos básico, intermediário e avançado para aprimorar os conhecimentos dos docentes nas diversas plataformas. A ferramenta é autoinstrucional, então você segue o ritmo que considerar melhor. Também há um módulo específico para a formação de tutores, indicado para quem deseja atuar com EaD.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias

Tags

Guias