Educação sexual

Mestrado

POR:
Wellington Soares, Elisa Meirelles, NOVA ESCOLA
Érica Nascimento. Foto: arquivo pessoal

Érica Nascimento

"Dou aula nos anos iniciais do Ensino Fundamental há sete anos e percebo que vários problemas enfrentados em sala de aula têm relação com o gênero e a sexualidade. Desde questões mais simples, como a dificuldade em agrupar meninos e meninas, até situações mais complexas, como brincadeiras maliciosas e machistas, têm a temática como pano de fundo. Por isso, me interessei pelo mestrado oferecido pela Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (Unesp), o primeiro específico sobre Educação Sexual no Brasil. O curso deve me ajudar a lidar com situações que todo educador enfrenta. Além das aulas presenciais, terei de elaborar e defender uma tese, orientada por um docente da universidade."

Érica é docente da EE Professora Maria Aparecida dos Santos Oliveira, em Ibitinga, a 361 quilômetros de São Paulo

Mestrado Profissional em Educação Sexual

Quem oferece Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, campus Araraquara.
Duração Nove semestres, com aulas presenciais e a elaboração da tese. 
Custo Gratuito.
Informações tels. (16) 3331-6248 e 3334-6325.


Formação continuada
Universidades estrangeiras têm cursos online gratuitos
 

O sonho de muitos professores, estudar em algumas das principais universidades do exterior, agora pode ser concretizado com a ajuda da internet. A plataforma Coursera, inaugurada em 2012, reúne cursos online oferecidos por instituições de referência, como as universidades Stanford e Columbia, nos Estados Unidos, e a Universidade de Londres, na Inglaterra. Para participar, basta fazer um pequeno cadastro no site coursera.org. As formações duram de uma a 15 semanas, dependendo do curso, e são compostas de videoaulas, testes, leitura de textos escritos, fóruns online e produção de pequenas redações, que são corrigidas pelos colegas de turma. Os cursos são em inglês e estão divididos por área, como Educação, Biologia, Matemática, Humanidades, Música, Física, Ciências Sociais etc. A formação é gratuita e as vagas são preenchidas por ordem de inscrição.


Área de trabalho
Qual é o campo de atuação de quem estuda Psicopedagogia?
Pergunta enviada por Jucilene Sales Fernandes da Silva, Paulista, PE

O psicopedagogo é um profissional que atua com professores e alunos, tanto em instituições de ensino como em consultórios particulares. Com as crianças e os jovens, o trabalho consiste em diagnosticar aqueles que possuem dificuldades cognitivas e afetivas e ajudá-los a superá-las. "É papel dele chegar à origem dos problemas e desenvolver atividades, como jogos e exercícios de leitura", explica a psicopedagoga Maria Cristina Mantovanini, doutora em Psicologia Escolar pela Universidade de São Paulo (USP). Cabe ao profissional auxiliar os docentes na análise das dificuldades do aluno e na melhoria do processo de ensino e de aprendizagem.


91%  dos diretores brasileiros participaram de atividades de formação continuada nos últimos dois anos.

Fonte Questionário do Diretor - Prova Brasil 2011

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias

Tags

Guias