Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Você precisa da educomunicação?

POR:
Rodrigo Ratier, NOVA ESCOLA, Fernanda Salla

Como o próprio nome sugere, a educomunicação é uma área que se nutre dos saberes da Pedagogia e das Ciências da Comunicação. "Ela trata do uso das mídias no ensino, mas não só isso. Investigamos da crítica midiática à comunicação comunitária, da produção de vídeos com fins educativos à resolução de conflitos no ambiente escolar", diz Ismar de Oliveira Soares, professor da Universidade de São Paulo (USP) e responsável pelo lançamento da licenciatura em Educomunicação. O mercado, ainda incipiente, acena com oportunidades para além das escolas. Para os professores já na ativa, uma opção mais focada são as extensões e especializações, oferecidas por ONGs e universidades. Outra alternativa é o programa Mídias na Educação (abr.io/midia), ciclos de estudo a distância de 120 a 360 horas organizados pelo Ministério da Educação (MEC). 

Onde atua o educomunicador

Ilustração: Pedro Hamdan

Local Escolas
Funções Consultor de novas tecnologias ou professor de áreas ligadas à Comunicação no Ensino Médio

 

Ilustração: Pedro Hamdan

Local Secretarias de Educação
Função Pesquisador em mídias e Educação, atuando no desenvolvimento de projetos para escolas

 

Ilustração: Pedro Hamdan

Local ONGs
Função Formador de comunicadores comunitários, coordenando a produção de jornais, vídeos e sites


Fonte: Professor Ismar de Oliveira Soares, da USP


Pergunta e resposta
Acabei de me formar na licenciatura em Letras. Posso lecionar nas séries iniciais do Ensino Fundamental?
Pergunta enviada por Alexandra Camila dos Santos do Carmo, Belo Horizonte, MG

De acordo com a legislação, não. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) estabelece que licenciados em disciplinas específicas devem atuar como professores especialistas - nas séries finais do Ensino Fundamental ou no Ensino Médio. Para dar aulas na Educação Infantil e no 1º ao 5º ano, a LDB exige graduação em Pedagogia ou Normal Superior. "Isso se justifica porque o currículo desses cursos prevê disciplinas voltadas para as didáticas da alfabetização e como a criança aprende, o que não ocorre nas licenciaturas", diz Carlos Roberto Jamil Cury, professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

Eu fiz assim

Foto: arquivo pessoal

Valéria de Freitas Oliveira, 50, professora do 2º, 6º, 7º e 8º anos da EMU Frei Eugênio, em Uberaba, MG

"Atuo na rede municipal de Uberaba desde 1995, em que aproveito todo tipo de formação continuada que aparece pela frente. Num desses cursos, em 2002, conheci o pesquisador Luis Eduardo Alvarado Prada, da Universidade de Uberaba (Uniube), com quem aprendi que as reuniões do corpo docente são um excelente caminho para propor soluções para os problemas do ensino. Vendo meu interesse na formação de professores, a diretora da escola, Renilda Maria Rosa, me incentivou a fazer mestrado na área e me ajudou a escolher a melhor opção. Hoje, tenho uma visão mais clara da minha ação pedagógica e do cotidiano escolar. No trajeto que levou a essas conquistas, Luis Eduardo e Renilda foram fundamentais."
 
Quer compartilhar sua trajetória de evolução profissional nesta seção, envie seu relato.

Cursos e concursos

Professor especialista
Belo Horizonte, MG
A Secretaria Municipal de Educação oferece 277 vagas para docentes de Arte, Ciências e Biologia, História e Língua Portuguesa (1.473,26 reais por 22,5 horas semanais). Inscrições de 21 de dezembro a 21 de janeiro. Informações.

Pedagogo e professor
Ananindeua, PA
A prefeitura abre 11 vagas para pedagogo (1.232,84 reais por 40 horas semanais), 259 para professores polivalentes e 109 para especialistas de diversas disciplinas (1.082,90 reais por 30 horas). Inscrições até 26 de dezembro. Informações.

Professor
Anápolis, GO
A prefeitura oferece 220 vagas para professores polivalentes (1.059,75 por 30 horas semanais) e 22 para especialistas de diversas disciplinas (708,75 reais por 20 horas). Inscrições até 23 de dezembro. Informações.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias