Rosilene Anevan Fagundes

A professora de Pinhais, PR, orientou a turma de 8º ano na investigação da interdependência entre grandezas representadas por um tipo específico de função

POR:
Beatriz Vichessi
Foto: Marcelo Almeida
Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10

O currículo da 8ª série trazia a recomendação de trabalhar o conceito de função afim, uma expressão do tipo y = ax + b. Se para quem não é da área o assunto soa complicado, imagine a dificuldade dos alunos do Colégio Estadual Deputado Arnaldo Faivro Busato, que nem sequer conheciam os requisitos para explorar o tema.

Decidida a avançar sem deixar ninguém para trás, a professora Rosilene Anevan Fagundes planejou atividades de recuperação sobre equações de 1º grau, potenciação e sistema cartesiano. Paralelamente, deu largada ao conteúdo, abordando a noção de dependência entre duas variáveis e orientando a construção de gráficos.

Estimulados a pesquisar a função afim no cotidiano, os estudantes a encontraram em diversas atividades comerciais. Num restaurante por quilo, por exemplo, a fórmula y = ax + b expressa a conta (y) de um cliente que pagou um couvert fixo de entrada (b) e mais um valor (a) multiplicado pelo peso consumido (x). "Ver a turma aprender isso não tem preço", festeja Rosilene.

Rosilene Anevan Fagundes

Colégio Estadual Deputado Arnaldo Faivro Busato, Pinhais, PR
Disciplina Matemática
Conteúdo Função afim
Série

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias