Compartilhe:

Jornalismo

Rosilene Anevan Fagundes

A professora de Pinhais, PR, orientou a turma de 8º ano na investigação da interdependência entre grandezas representadas por um tipo específico de função

PorBeatriz Vichessi

01/10/2010

Foto: Marcelo Almeida
Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10

O currículo da 8ª série trazia a recomendação de trabalhar o conceito de função afim, uma expressão do tipo y = ax + b. Se para quem não é da área o assunto soa complicado, imagine a dificuldade dos alunos do Colégio Estadual Deputado Arnaldo Faivro Busato, que nem sequer conheciam os requisitos para explorar o tema.

Decidida a avançar sem deixar ninguém para trás, a professora Rosilene Anevan Fagundes planejou atividades de recuperação sobre equações de 1º grau, potenciação e sistema cartesiano. Paralelamente, deu largada ao conteúdo, abordando a noção de dependência entre duas variáveis e orientando a construção de gráficos.

Estimulados a pesquisar a função afim no cotidiano, os estudantes a encontraram em diversas atividades comerciais. Num restaurante por quilo, por exemplo, a fórmula y = ax + b expressa a conta (y) de um cliente que pagou um couvert fixo de entrada (b) e mais um valor (a) multiplicado pelo peso consumido (x). "Ver a turma aprender isso não tem preço", festeja Rosilene.

Rosilene Anevan Fagundes

Colégio Estadual Deputado Arnaldo Faivro Busato, Pinhais, PR
Disciplina Matemática
Conteúdo Função afim
Série

continuar lendo

Veja mais sobre

Relacionadas

Últimas notícias