Geometria eficaz

POR:
Beatriz Santomauro

 

ANDRÉIA SILVA BRITO EEEFM Carlos Drummond de Andrade, Presidente Médici, RO - DISCIPLINA Matemática - CONTEÚDOS Poliedros e corpos redondos - ANO 6º. Foto: Kriz Knack
ANDRÉIA SILVA BRITO EEEFM Carlos Drummond de Andrade,
Presidente Médici, RO - DISCIPLINA Matemática -
CONTEÚDOS Poliedros e corpos redondos - ANO 6º.
Foto: Kriz Knack

Muito mais do que mostrar as definições de poliedros, prismas e corpos redondos, Andréia Silva Brito, da EEEFM Carlos Drummond de Andrade, em Presidente Médici, a 412 quilômetros de Porto Velho, propôs exercícios de observação, ensinou as características de cada objeto e organizou diversas atividades para garantir que sua turma de 6º ano efetivamente aprendesse geometria: ângulos, arestas, faces, as diferenças entre as formas e sua classificação.

A seqüência didática proposta pela Educadora Nota 10 incluiu atividades em que os estudantes devem dividir os objetos em grupos conforme suas características, diferenciar o desenho formado por faces pintadas e carimbadas e montar poliedros em classe usando massa de modelar e palitos. Todos ainda fizeram maquetes tomando por base as construções reais da cidade. "Se eu tivesse ensinado do jeito tradicional, não conseguiria esse resultado, que ainda por cima vai permitir aos alunos fazer uma conexão melhor com outros assuntos que vão aprender no futuro", diz Andréia.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias