Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
01 de Janeiro de 2010 Imprimir
5 4 3 2 1

Expectativas de aprendizagem em Matemática - 6º ao 9º ano

Confira o que a turma deve aprender no Ensino Fundamental II

Por: NOVA ESCOLA

Ao longo de toda a Educação Básica, o ensino de Matemática deve contemplar algumas ideias fundamentais, como equivalência e ordem, proporcionalidade, interdependência e continuidade. Esses conceitos precisam estar alinhados ao aprendizado de três conteúdos - números, geometria e relações - de modo que, a cada ano, o aluno aprenda um pouco mais sobre cada um.

Expectativas de aprendizagem:
? Analisar, interpretar, formular e resolver situações-problema, compreendendo diferentes significados das operações com números reais.
? Identificar e resolver problemas com grandezas diretas ou indiretamente proporcionais.
? Calcular juros simples e utilizar porcentagem para acréscimos e descontos.
? Reconhecer números irracionais e construir procedimentos de cálculo com eles.
? Identificar usos para as letras em situações que envolvem generalização de propriedades, incógnitas, fórmulas e relações numéricas e padrões.
? Construir procedimentos de cálculo para operar com frações algébricas.
? Usar os sistemas de equações.
? Representar a variação de duas grandezas em um sistema de eixos cartesianos.
? Fazer verificações experimentais e utilizar os teoremas de Pitágoras e Tales.
? Construir procedimentos de cálculo de área e perímetro de superfícies planas, área total de cubos, paralelepípedos e pirâmides, volume de cubos e paralelepípedos.
? Usar noções de cálculo de média aritmética e moda.
? Usar noções de espaço amostral e de probabilidade de um evento.
? Produzir textos escritos com base na interpretação de dados estatísticos.

 Fonte: Orientações Curriculares da prefeitura do município de São Paulo

Tenha acesso a conteúdos e serviços exclusivos
Cadastre-se agora gratuitamente
Cadastrar