Contas de cabeça

POR:
Beatriz Vichessi
ADEMIR PEREIRA JUNIOR Colégio Estadual Adaile Maria Leite, Maringá, PR - DISCIPLINA Matemática - CONTEÚDO Cálculo mental - SÉRIE 5ª. Foto: Kriz Knack
ADEMIR PEREIRA JUNIOR Colégio Estadual Adaile Maria Leite,
Maringá, PR - DISCIPLINA Matemática - CONTEÚDO Cálculo
mental - SÉRIE 5ª. Foto: Kriz Knack

Uma vez por semana, as aulas de Matemática da 5ª série C do Colégio Estadual Adaile Maria Leite, em Maringá, a 423 quilômetros de Curitiba, são dominadas pelo silêncio. Mas isso não tem nada a ver com algum tipo de castigo. Ao contrário. A turma está concentrada em desenvolver estratégias para resolver, de cabeça, as contas propostas por Ademir Pereira Junior. "Cada um deve registrar como pensou e montou o raciocínio para trocar essas informações com os colegas e socializar as idéias e propostas", explica o professor.

"Durante as aulas de cálculo mental, todos refletem sobre o processo de aprendizagem e explicam com as próprias palavras como constroem o conhecimento. Além disso, percebem que o caminho percorrido é tão importante quanto o resultado", diz ele, que todo fim de semana leva para casa os 37 portifólios para acompanhar a evolução e as dificuldades dos estudantes. O trabalho, desenvolvido desde o início deste ano, rendeu a Ademir o Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10 em 2008.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias