Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Como iniciar o trabalho com geometria?

GEOMETRIA

POR:
Rita Trevisan, NOVA ESCOLA, Bruna Nicolielo

O objetivo do ensino dessa área da Matemática nas séries iniciais é estudar as propriedades de figuras geométricas. Uma criança que ingressa no Ensino Fundamental é capaz de identificar o desenho de um quadrado, de um triângulo ou de outras figuras. Por isso, para começar, o educador poderá propor aos alunos situações-problema que exijam o conhecimento de tais propriedades.

Um exemplo de desafio que pode ser criado, em sala, é o seguinte: após escolher uma das figuras expostas (sem que a turma saiba), ele solicita que façam perguntas para descobrir qual é a figura escolhida. O professor responderá apenas sim ou não. Esse tipo de exercício serve para desafiar os estudantes a elaborar as características das figuras geométricas. Para ajudá-los, é importante anotar no quadro as questões feitas e as respostas obtidas. Então, poderá estimular uma discussão coletiva para finalizar a atividade, de modo que as crianças analisem quais foram as perguntas que, de fato, ajudaram na descoberta.

Cada vez que a sequência for realizada, os alunos, com a ajuda do professor, poderão resgatar as características das figuras geométricas já conhecidas e avançar em novas descobertas. A atividade é um dos caminhos possíveis para facilitar o desenvolvimento de um modo de raciocinar que é próprio do saber geométrico.


Consultoria Ivonildes Milan, formadora de professores, assessora pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e autora de livros didáticos.

Pergunta enviada por Daniela da Silva, Duque de Caxias, RJ

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias