Prova Brasil de Língua Portuguesa - 5º ano: relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido

As questões exigem familiaridade com fábulas, notícias, contos etc. Nesse sentido, Beatriz Gouveia, coordenadora do programa Além das Letras, do Instituto Avisa Lá, e Kátia Brakling, professora do Instituto Superior de Educação Vera Cruz, ambos em São Paulo, que analisaram a prova, indicam como organizar atividades em sala de aula com textos diversos

POR:
NOVA ESCOLA
Saiba mais sobre a Prova Brasil 2011

Identificar humor no texto (Descritor 13)

A vassoura

No texto, uma PASSAGEM ENGRAÇADA é

(A) "Amarre um feixe de ramos secos".
(B) "A versão moderna da vassoura tem suas limitações".
(C) "Bata numa superfície dura".
(D) "Enfie o cabo da vassoura no feixe".

Análise
Trata-se de um texto ficcional apoiado em imagens ilustrativas que dialogam com o texto verbal, apresentando novos sentidos e complementando os já apresentados. Para compreendê-lo, o aluno precisa ter repertório, além de saber como são constituídos os efeitos de humor. Para vencer o desafio, é preciso articular as quatro alternativas com as imagens correspondentes a cada uma delas e identificar qual revela um maior efeito de humor.

Orientações
Abuse das situações de interação dos alunos com textos que utilizam recursos expressivos para criar o efeito de humor, como tirinhas, histórias em quadrinhos, piadas e crônicas. Procure verificar com eles o que provoca esse efeito e o que é preciso saber para compreendê-lo.

Identificar o sentido da interrogação (Descritor 14)

Feias, sujas e imbatíveis (fragmento)

  As baratas estão na Terra há mais de 200 milhões de anos,
sobrevivem tanto no deserto como nos polos e podem ficar até
30 dias sem comer. Vai encarar?
Férias, sol e praia são alguns dos bons motivos para comemorar a
05 chegada do verão e achar que essa é a melhor estação do ano. E realmente 
seria, se não fosse por um único detalhe: as baratas. Assim como 
nós, elas também ficam bem animadas com o calor. Aproveitam a aceleração 
de seus processos bioquímicos para se reproduzirem mais rápido e, claro, 
para passearem livremente por todos os cômodos de nossas casas.
10 Nessa época do ano, as chances de dar de cara com a visitante 
indesejada, ao acordar durante a noite para beber água ou ir ao banheiro, 
são três vezes maiores.

Revista Galileu. Rio de Janeiro: Globo, nº 151, fevereiro de 2004, p. 26.

No trecho "Vai encarar?", o ponto de interrogação tem o efeito de

(A) apresentar.
(B) avisar.
(C) desafiar.
(D) questionar.

Análise
Para identificar que sentido a interrogação dá à expressão, deve-se conhecer o uso regular dessa pontuação e comparar com o contexto em que foi empregada aqui. Será que o autor está fazendo uma pergunta de verdade? Ele espera uma resposta? Ou está apenas querendo provocar o leitor?

Orientações
Uma das estratégias para exercitar essa habilidade com as crianças é orientá-las a analisar a função dos sinais de pontuação num texto. Estude o uso deles em variados contextos, mostrando as nuances de significação que pode apresentar um mesmo sinal (um ponto de exclamação cria diferentes efeitos de sentido, em especial se combinado com a interrogação e as reticências). Fundamental é que elas percebam como a pontuação pode ser significativa para o sentido do texto. Tanto que pode ser um recurso estilístico do autor.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias

Tags

Guias