Prova Brasil de Língua Portuguesa - 5º ano: relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido
As questões exigem familiaridade com fábulas, notícias, contos etc. Nesse sentido, Beatriz Gouveia, coordenadora do programa Além das Letras, do Instituto Avisa Lá, e Kátia Brakling, professora do Instituto Superior de Educação Vera Cruz, ambos em São Paulo, que analisaram a prova, indicam como organizar atividades em sala de aula com textos diversos
POR: NOVA ESCOLAIdentificar humor no texto (Descritor 13)
No texto, uma PASSAGEM ENGRAÇADA é
(A) "Amarre um feixe de ramos secos".
(B) "A versão moderna da vassoura tem suas limitações".
(C) "Bata numa superfície dura".
(D) "Enfie o cabo da vassoura no feixe".
Análise
Trata-se de um texto ficcional apoiado em imagens ilustrativas que dialogam com o texto verbal, apresentando novos sentidos e complementando os já apresentados. Para compreendê-lo, o aluno precisa ter repertório, além de saber como são constituídos os efeitos de humor. Para vencer o desafio, é preciso articular as quatro alternativas com as imagens correspondentes a cada uma delas e identificar qual revela um maior efeito de humor.
Orientações
Abuse das situações de interação dos alunos com textos que utilizam recursos expressivos para criar o efeito de humor, como tirinhas, histórias em quadrinhos, piadas e crônicas. Procure verificar com eles o que provoca esse efeito e o que é preciso saber para compreendê-lo.
Identificar o sentido da interrogação (Descritor 14)
Feias, sujas e imbatíveis (fragmento)
As baratas estão na Terra há mais de 200 milhões de anos, sobrevivem tanto no deserto como nos polos e podem ficar até 30 dias sem comer. Vai encarar? Férias, sol e praia são alguns dos bons motivos para comemorar a | |
05 | chegada do verão e achar que essa é a melhor estação do ano. E realmente seria, se não fosse por um único detalhe: as baratas. Assim como nós, elas também ficam bem animadas com o calor. Aproveitam a aceleração de seus processos bioquímicos para se reproduzirem mais rápido e, claro, para passearem livremente por todos os cômodos de nossas casas. |
10 | Nessa época do ano, as chances de dar de cara com a visitante indesejada, ao acordar durante a noite para beber água ou ir ao banheiro, são três vezes maiores. |
Revista Galileu. Rio de Janeiro: Globo, nº 151, fevereiro de 2004, p. 26.
No trecho "Vai encarar?", o ponto de interrogação tem o efeito de
(A) apresentar.
(B) avisar.
(C) desafiar.
(D) questionar.
Análise
Para identificar que sentido a interrogação dá à expressão, deve-se conhecer o uso regular dessa pontuação e comparar com o contexto em que foi empregada aqui. Será que o autor está fazendo uma pergunta de verdade? Ele espera uma resposta? Ou está apenas querendo provocar o leitor?
Orientações
Uma das estratégias para exercitar essa habilidade com as crianças é orientá-las a analisar a função dos sinais de pontuação num texto. Estude o uso deles em variados contextos, mostrando as nuances de significação que pode apresentar um mesmo sinal (um ponto de exclamação cria diferentes efeitos de sentido, em especial se combinado com a interrogação e as reticências). Fundamental é que elas percebam como a pontuação pode ser significativa para o sentido do texto. Tanto que pode ser um recurso estilístico do autor.
Tags