ANÚNCIO
Você sabia que é possível salvar matérias para ler mais tarde? Use o botão Ler mais tarde

Em uma oração, podemos usar a vírgula antes da conjunção "e"?

S.O.S. Português

por:
BS
Beatriz Santomauro
RT
Rita Trevisan
NE
NOVA ESCOLA
LV
Luana Villac
01 de Janeiro 2010 - 12:00

Pergunta enviada por Milene Britos Ferreira, Porto Alegre, RS

A vírgula pode ser empregada em ambos os casos, em diferentes contextos. Quando temos dois sujeitos diferentes na oração, podemos usar a vírgula, embora ela seja facultativa. É o que ocorre no exemplo a seguir: "Todos foram à festa, e ela ficou muito feliz".

A vírgula também é recomendável quando a frase sugere algum tipo de ambiguidade, como no caso: "As autoras ganharam muitos aplausos, e vários livros foram autografados". Nesse trecho, se tirarmos a vírgula, pode-se pensar que as autoras ganharam muitos aplausos e também ganharam livros. A vírgula antes do "e" deve ser empregada, ainda, quando a conjunção liga elementos numa enumeração. Um exemplo é a oração: E chora, e ri, e vem, e abraça... Após a conjunção, a vírgula ocorre com frequência, de acordo com a construção dos períodos e das orações. Ela é empregada sempre que há uma intercalação de ideias, como acontece, por exemplo, nas expressões circunstanciais de tempo, modo, lugar etc.

Algumas situações em que a vírgula é admitida: "Eles estiveram no casamento de Eva e, muito felizes, viram a noiva chorar", "João Augusto a viu e, emocionado, a cumprimentou" e "Todos vão à colação de grau e, talvez, ao baile".

Consultoria Márcia Lígia Guidin, das Universidades Paulista (Unip) e São Marcos. Autora de Uso da Vírgula, da Editora Manole.

ANÚNCIO
LEIA MAIS