Ler para escrever

Conheça Claudia Tondato, vencedora do Prêmio Victor Civita - Professor Nota 10.

POR:
Gustavo Heidrich
Foto: Paulo Vitale
Foto: Paulo Vitale
Clique para ampliar

Coesão e coerência são essenciais para um bom texto. A Educadora Nota 10 Claudia Tondato, porém, desenvolveu um projeto para ir além com os alunos da 4ª série na EMEF Professor Rosalvito Cobra, no município de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo. Visando ensinar os pequenos escritores a aprimorar a produção de texto, ela trabalhou a reescrita do conto A Bruxa da Rua Mufetar, que está no livro Contos da Rua Brocá, do francês Pierri Gripari), fazendo a troca de personagens-chave.

Antes que os estudantes iniciassem a criação de suas histórias, Claudia lia contos de referência e pedia que eles anotassem as idéias que cada autor usava para enriquecer as narrativas. Na hora de reescrever, a garotada soltou a imaginação: trocou a bruxa por uma fada, um vampiro e até um ogro.

Com a reescrita finalizada, a professora usou o computador para fazer a revisão coletiva. Digitando os textos na tela, os alunos trocavam sugestões para aprimorar o trablaho, que foi reunido em um livro doado para a biblioteca da escola. "A mudança de atitude na hora de escrever foi minha maior satisfação. Em vez de finalizarem os textos rapidinho, eles começaram a reler o que escreviam e hoje são capazes e entregar produções mais bem acabadas", comemora Claudia.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias