Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Jandira de Oliveira Costa Stand

A professora realizou um projeto de leitura e reescrita de fábulas com uma turma da 3ª série de São Paulo contemplando todas as etapas essenciais

POR:
Camila Monroe
Foto: Fernanda Preto
Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10

Ao realizar uma sondagem sobre a qualidade dos textos da 3ª série, a professora Jandira de Oliveira Costa Stand descobriu que os estudantes não sabiam usar pontuação, paragrafação e outros recursos da escrita em prosa. Para ajudá-los a avançar, ela elaborou um projeto que transformou as poucas linhas que a turma produzia em longas narrativas, gostosas de ler.

Inspirada por um curso de formação continuada, Jandira optou pela reescrita de fábulas, incluindo etapas como leitura coletiva, reescritas individuais e em grupo e sucessivas revisões. "Dei muito espaço à leitura, pois essa é a principal forma de perceber a importância dos recursos discursivos para ditar o ritmo das histórias", explica.

Para incluir uma estudante com paralisia cerebral em processo de alfabetizacão, Jandira flexibilizou o desafio da escrita: propôs o uso de letras móveis e recorreu ao trabalho em grupo, pedindo a ela que ditasse o texto a um colega.

No fim do projeto, as fábulas, cheias de estilo, foram reunidas num livro, presenteado aos outros alunos da escola.

Jandira de Oliveira Costa Stand

EMEF Humberto de Campos, São Paulo, SP
Disciplina Língua Portuguesa
Conteúdo Reescrita de fábulas
Série

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias

Tags

Guias