Como trabalhar filmes nas aulas de inglês?

Dar ênfase ao desenvolvimento de habilidades de escuta ajuda a turma a compreender a utilização da língua em contextos reais

POR:
Bruno Mazzoco

A ideia não é necessariamente nova nem original. Frequentemente, professores valem-se da exibição de filmes em sala de aula. É comum, porém, que essa prática aconteça fora de um contexto específico, o que esvazia a potência pedagógica desse recurso. Se trabalhado de forma correta, o uso de materiais audiovisuais pode ser um importante aliado para ampliar o repertório da garotada.

Para a realização de atividades específicas nas aulas de inglês, a coordenadora pedagógica Laura Meloni Nassar, do Colégio Oswald de Andrade, em São Paulo, aponta dois caminhos para a utilização de filmes: como recurso para o estudo de temas específicos e como elemento central para o planejamento de sequências didáticas.

"No primeiro caso, a obra audiovisual serve para ilustrar, exemplificar ou problematizar conteúdos trabalhados em aula, sejam eles conceituais ou linguísticos. Já no segundo, o professor pode tê-la como objeto central de estudo", comenta Laura. Aqui, a especialista sugere estudar gêneros cinematográficos, agrupar filmes por eixo temático, abordar a filmografia de um diretor ou comparar as produções de diferentes países.

O professor Tony Perale, do Colégio Sidarta, em Cotia, região metropolitana de São Paulo, optou pela primeira proposta. Ele exibiu o longa-metragem Alive (Frank Marshall, 120 min, Paramount Pictures, tel. 21/2210-2400, 35,90 reais), que conta as dificuldades enfrentadas por um time de rúgbi uruguaio depois de um acidente aéreo em plena Cordilheira dos Andes, para aprofundar o conhecimento da turma sobre situações de sobrevivência na selva - tema abordado em um projeto de leitura desenvolvido com sua turma do 8º ano (conheça o trabalho na reportagem Into the wild, na edição de novembro da revista NOVA ESCOLA).

Seja qual for a modalidade escolhida, o trabalho com filmes potencializa o entendimento oral da língua, mais especificamente o desenvolvimento de listening (compreensão auditiva). Para isso, é importante que a turma assista às obras audiovisuais sempre em inglês. Caso os alunos ainda não possuam autonomia para entender bem a linguagem oral, pode-se utilizar legendas - também em inglês, of course. Além de auxiliar os alunos na compreensão, esse recurso favorece o desenvolvimento da habilidade de leitura.

Para enriquecer ainda mais o trabalho, o professor pode interromper a exibição do filme para discutir o enredo, detalhar aspectos de uso da língua, esclarecer as dúvidas da turma e propor outras atividades. Fazer rodas de conversa, orientar os alunos a tomar notas e pedir que produzam sínteses do que foi assistido são instrumentos importantes para que os jovens exercitem também a fala e a escrita. Tudo isso também deve ser feito sempre em inglês, right?

A seguir, reunimos seis filmes que abordam questões semelhantes às desenvolvidas pelo professor Tony - como sugestão para a primeira possibilidade de trabalho. Apresentamos, também, uma sequência didática inédita, proposta por Laura, que contempla o segundo cenário apresentado nesta reportagem. Confira o material aqui. Now, it's up to you. Good work!

 

Cast Away (O Náufrago) | 2001 | EUA | 144 min

Sinopse: Chuck Noland (Tom Hanks) é um inspetor da Federal Express (FedEx), multinacional encarregada de enviar cargas e correspondências, que tem por função checar vários escritórios da empresa pelo planeta. Porém, em uma de suas costumeiras viagens, ocorre um acidente que o deixa preso em uma ilha completamente deserta por quatro anos. Com sua noiva (Helen Hunt) e seus amigos imaginando que ele morrera no acidente, Chuck precisa lutar para sobreviver, tanto fisicamente quanto emocionalmente, a fim de que um dia consiga retornar à civilização.

 

 

The Edge (No Limite) | 1997 | EUA | 117 min

Sinopse: O famoso fotógrafo de moda Robert Green (Alec Baldwin) e o bilionário intelectual Charles Morse (Sir Anthony Hopkins) encontram-se juntos quando Morse acompanha a sua mulher, uma supermodelo (Elle McPherson), a uma sessão fotográfica. Ele imagina que ela está tendo um caso amoroso com Green, o que leva à existência de tensões escondidas entre os dois homens - as quais são gradualmente abandonadas quando eles iniciam uma desesperada tentativa de sobrevivência, depois do avião em que viajam cair na hostil selva do Alasca.

 

Vertical Limit (Limite Vertical) | 2000 | EUA | 124 min

Sinopse: K2, uma montanha de 8.400 metros de altitude na Cordilheira Karakoram, no Paquistão, é o cenário deste filme de ação e aventura. Trata-se de uma verdadeira corrida contra o tempo, quando um ex-montanhista lidera uma missão de resgate para salvar a sua irmã desaparecida e os outros membros da equipa que ficaram presos no local depois de uma terrível avalanche.

 

The Grey (A Presa) | 2011 | EUA | 117 min

Sinopse: Ottway (Liam Neeson) é um caçador contratado por um grupo de extração de petróleo para matar lobos que insistem em atacar os seus empregados, que trabalham no Alasca. Ottway e o restante do grupo estão de partida para curtir as férias junto da civilização, mas o avião acaba por cair devido ao mau tempo. Ottway e mais alguns passageiros conseguem sobreviver, mas têm agora pela frente o frio do Alasca e uma matilha de lobos sedentos de sangue. Uma verdadeira história de luta e sobrevivência.

 

 

Flight of the Phoenix (Voo da Fénix) | 2004 | EUA | 113 min

Sinopse: Quando o piloto de um avião de carga, Frank Towns, e o seu copiloto, AJ, são enviados a Tan Sag Basin, na Mongólia, para evacuarem a equipe de uma exploração petrolífera, eles não tinham a mínima ideia de que essa operação resultaria em uma luta de vida ou morte. Pouco tempo depois de decolarem, o avião enfrenta uma tempestade de areia, forçando-o a cair no meio do mais árido deserto do mundo. Em um meio ambiente selvagem, escasso de recursos, os 11 passageiros sobreviventes e a tripulação acabam por realizar o impossível: construir um novo avião a fim de escapar ao inferno do deserto.

 

 

Alive (Vivos) | 1993 | EUA | 127 min

Sinopse: O filme mostra a história de um time uruguaio de rúgbi que decide realizar uma viagem para Santiago, no Chile, para uma competição amistosa. Durante o trajeto, algo acaba dando errado e a aeronave cai no meio dos Andes. O acidente faz com que o avião despenque em plena neve, deixando apenas 25 sobreviventes. Ao local, são enviados vários aviões de reconhecimento, mas com o passar do tempo as esperanças de encontrar alguém vivo vão diminuindo. Somente após dez dias sem comida, os sobreviventes tiveram de praticar canibalismo para continuarem vivos e serem resgatados posteriormente.

Tags

Guias

Tags

Guias