Um conto de fadas? Não, de vilões!

Saiba como seus alunos, do 1º ao 9º ano, podem ajudar o autor a concluir a história dos integrantes da R.U.I.M

POR:
Beatriz Vichessi
Ilustrações: Estúdio Mol
Ilustrações: Estúdio Mol

Acesse o Blog do Escrevendo com... e estimule a turma a ajudar o autor José Roberto Torero a escrever a história dos vilões da R.U.I.M. Ele conta que a idéia surgiu porque os vilões sempre são muito maltratados pelos escritores. É hora da revanche!

A primeira parte foi escrita por Torero, mas daqui em diante o desenrolar e o fim do conto serão criados com sugestões e trechos enviados por crianças e jovens do Ensino Fudamental. "Já estou muito curioso para saber como tudo acabará. Realmente não imagino o que pode acontecer nem as campanhas que serão inventadas", diz o autor.

Para incentivar a moçada, tire cópias do conto e distribua para todos. Faça a leitura e sugira que comecem a pensar em como o conto pode ser desenvolvido.

Do ponto de vista didático, ajudar a escrever uma história permite conhecer e seguir estilos diferentes e aprimorar a capacidade de criação, além de incentivar o trabalho em equipe.

Ilustrações: Estúdio Mol

Para esta edição do Escrevendo com...foi criado um blog. Antes de publicar as sugestões dos alunos, é obrigatório fazer seu cadastro, gratuitamente, no Passaporte Abril (se você já é cadastrado, basta inserir seu login e sua senha). Só então será possível enviar as sugestões. Professores que desejarem mandar textos criados por vários alunos podem usar um só cadastro no Passaporte – porém, para que a autoria seja garantida é importante informar o nome completo de cada estudante no fim da sugestão. Também vale enviar textos criados em grupo. Para identificá-los, indique a classe e a escola, sempre no corpo da mensagem. Você pode mandar quantas idéias quiser. Fique atento aos prazos (confira o cronograma abaixo) para que as sugestões sejam consideradas pelo autor. Além das três continuações para a primeira parte, que serão publicadas em junho, Torero espera colaborações para compor o fim do texto. Os trechos intermediários serão publicados no blog durante o mês de junho. "A vantagem é que o blog é um meio de comunicação muito rápido. Dá para responder, receber uma 'rerresposta', mandar uma 'rerrerresposta'... É quase uma conversa", explica.

Mãos à obra!

De olho no cronograma

De 4 de junho a 1º de julho: Acesse o blog e envie sugestões para o conto. Durante esse período, o autor escreverá as três partes intermediárias e analisará sugestões para o desfecho.

4 de julho: Torero publica o último post com o fim do conto.

4 de agosto: NOVA ESCOLA chega às bancas com a história completa de Quando os Vilões se Encontram.

 

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias