Jornalismo

Aos 6 anos, as crianças devem ser alfabetizadas ou só brincar na escola?

Ensino fundamental de 9 anos

PorBeatriz Vichessi

31/08/2008

Damares Santanna de Paula, Rio Grande, RS

A idéia de que a garotada dessa idade tem só de brincar na escola para quando mais velha ser alfabetizada não coincide com o mundo real, pois já foi comprovado que muitas crianças dessa faixa etária se alfabetizam quando têm muito contato com as práticas de leitura e escrita, inclusive em situações não escolares. Por isso, é importante aproximar os pequenos, desde a Educação Infantil, de livros e de outros tipos de material escrito, além de fazê-los entrar em contato com o próprio nome e o dos amigos a fim de que aprendam a reconhecê-los e escrevê-los. A contação de histórias é outra prática válida para a alfabetização inicial porque influencia positivamente no processo de aquisição da escrita. Nenhuma dessas práticas impede as crianças de brincar e todas contribuem para que já ao fim da Educação Infantil elas estejam imersas na cultura escrita.

Consultoria Silvia Pereira de Carvalho, coordenadora executiva do Instituto Avisa Lá, São Paulo

continuar lendo

Veja mais sobre