Descobrir o Mundo
Integrar as habilidades de escuta, escrita, fala e leitura é fundamental para garantir o ensino eficiente de outros idiomas
01/12/2001
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
01/12/2001
Ler, escrever, falar, ouvir... Afinal, qual deve ser o principal objetivo do professor de Língua Estrangeira com turmas de 5ª a 8ª série? Gláucia dOlim, professora de pós-graduação na área de Linguagem e Educação da Universidade de São Paulo, explica que a tendência é trabalhar todas essas habilidades juntas. É o tipo de conceito que está presente numa atividade em que o aluno ouve a gravação de alguém falando ao telefone, anota informações, conta a conversa para os colegas e simula a situação em que ele participa da conversa. "Isso possibilita uma situação mais próxima do dia-a-dia, essencial para a aprendizagem", diz Gláucia.
Maria Nancy dos Santos Aragão, que leciona no Colégio Marista Cearense, em Fortaleza, desenvolve não apenas as competências de seus alunos, mas também as próprias. Na hora de planejar e replanejar , conta com a ajuda de um gravador, que registra a postura da professora em sala. Em casa, ela faz uma reflexão. "Dessa forma, posso pensar em estratégias diferentes e perceber em que pontos posso melhorar."
Celina Bruniera, consultora em Língua Estrangeira do Centro de Estudos da Escola da Vila, em São Paulo, recomenda cuidado na escolha dos recursos didáticos. "O material deve propiciar contato com situações reais. Quanto mais artificial e simplificado, mais inadequado", diz. Ela acredita que o curso deve ser orientado pela leitura. Isso faz com que a turma aprenda as estruturas de linguagem e a gramática de forma contextualizada.
A Língua Estrangeira é importante porque
Quer saber mais?
Colégio Marista Cearense, Av. Duque de Caxias, 101, CEP 60035-110, Fortaleza, CE, tel. (0_ _85) 231-8088
Últimas notícias