Descobrir o Mundo

Integrar as habilidades de escuta, escrita, fala e leitura é fundamental para garantir o ensino eficiente de outros idiomas

POR:
Luciana Zenti

Ler, escrever, falar, ouvir... Afinal, qual deve ser o principal objetivo do professor de Língua Estrangeira com turmas de 5ª a 8ª série? Gláucia dOlim, professora de pós-graduação na área de Linguagem e Educação da Universidade de São Paulo, explica que a tendência é trabalhar todas essas habilidades juntas. É o tipo de conceito que está presente numa atividade em que o aluno ouve a gravação de alguém falando ao telefone, anota informações, conta a conversa para os colegas e simula a situação em que ele participa da conversa. "Isso possibilita uma situação mais próxima do dia-a-dia, essencial para a aprendizagem", diz Gláucia.

Maria Nancy dos Santos Aragão, que leciona no Colégio Marista Cearense, em Fortaleza, desenvolve não apenas as competências de seus alunos, mas também as próprias. Na hora de planejar e replanejar , conta com a ajuda de um gravador, que registra a postura da professora em sala. Em casa, ela faz uma reflexão. "Dessa forma, posso pensar em estratégias diferentes e perceber em que pontos posso melhorar."

Celina Bruniera, consultora em Língua Estrangeira do Centro de Estudos da Escola da Vila, em São Paulo, recomenda cuidado na escolha dos recursos didáticos. "O material deve propiciar contato com situações reais. Quanto mais artificial e simplificado, mais inadequado", diz. Ela acredita que o curso deve ser orientado pela leitura. Isso faz com que a turma aprenda as estruturas de linguagem e a gramática de forma contextualizada.

 

A Língua Estrangeira é importante porque

  • aumenta a consciência do funcionamento da própria língua materna

 

  • promove uma apreciação de outras culturas, fazendo com que o aluno aceite as diferenças

 

  • desempenha uma função interdisciplinar no currículo sempre que as atividades são conjugadas com o ensino de línguas

 

  • traz temas transversais que têm um foco claro em questões de interesse social para a sala de aula

 

 

Quer saber mais?

Colégio Marista Cearense, Av. Duque de Caxias, 101, CEP 60035-110, Fortaleza, CE, tel. (0_ _85) 231-8088

 

 

 

 

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias

Tags

Guias