Tire suas dúvidas sobre INCLUSÃO

Neste fórum, a professora Rossana Ramos, da Universidade Federal de Pernambuco, fala sobre como gestores podem transformar a escola para incluir de verdade

POR:
Paula Nadal

O número de alunos com deficiência incluídos em turmas regulares não para de crescer. Em 2009, mais de 386 mil crianças e jovens com deficiências, Transtorno Global do Desenvolvimento e altas habilidades foram matriculados nas escolas brasileiras. Os dados indicam que o pensamento dos gestores caminha a favor da diversidade, mas incluir de verdade implica mudar princípios, formar equipes e adaptar estruturas no ambiente escolar, garantindo a aprendizagem de todos – o que, na prática, pode tornar-se um grande dilema.

Embora a Lei 7.853 (leia mais sobre As leis sobre diversidade), garanta, desde 1989, que todos os alunos com deficiência devam ser aceitos em salas de aula regulares, criminalizando a recusa a este direito, ainda é comum ouvir expressões como “não é possível” ou “não estamos preparados”. A questão está, justamente, em transformar o “não é possível” em “como tornar possível”. A escola precisa oferecer atendimento adequado, manter uma boa relação com as famílias e com a comunidade, além de contar com uma estrutura física acessível para que todos os estudantes se desenvolvam.

Para que a inclusão aconteça de fato, é necessário que todos acreditem na sua eficácia. Por isso, Gestão Escolar preparou uma reportagem com 24 respostas para as principais dúvidas sobre inclusão e a professora Rossana Ramos, autora do livro Inclusão na prática: Estratégias eficazes para a Educação Inclusiva (Ed. Summus, 128 págs.) participa de um fórum sobre o tema até o dia 9 de julho.

Aproveite este espaço para trocar ideias e tirar suas dúvidas sobre inclusão. Basta enviar seu comentário e acompanhar as respostas da nossa consultora.

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