Dos livros para sala

Construa bonecos de personagens históricos para dar vida às aulas sobre o Descobrimento

POR:
Luciana Zenti
Boneco de Cabral feito pelas crianças: projeto une folclore e História. Foto: Rogério Voltan
Boneco de Cabral feito pelas crianças: 
projeto une folclore e História. 
Foto: Rogério Voltan

A feira cultural sobre os 500 anos do Brasil, realizada pelo Instituto de Educação José de Paiva Netto, da cidade de São Paulo, ganhou um colorido especial. Em meio aos trabalhos de pesquisa que retratavam as grandes navegações e os períodos colonial e republicano da história brasileira, desfilavam enormes bonecos representando Pedro Álvares Cabral, dom Pedro I, a princesa Isabel, o marechal Deodoro e um índio.

A construção e a apresentação dos bonecos ficaram a cargo dos professores de Educação Artística Rosângela Ribeiro e Marcelo Rafael. "Os personagens ganharam vida, deixando de ser apenas nomes citados nos livros", afirma Rosângela. A dupla levou os 430 alunos a relacionar os conhecimentos históricos recentemente adquiridos às aulas de artes, nas quais o tema era folclore.

Durante o trabalho, as crianças descobriram que os bonecos gigantes, tão comuns no Carnaval da cidade pernambucana de Olinda, também aparecem em outras regiões do Brasil. "Foi uma ótima oportunidade de trabalhar a pluralidade cultural", avalia Rosângela.

Além disso, a atividade ajudou na compreensão dos fatos estudados. Ao dar forma aos personagens, a memória simbólica das crianças foi estimulada. Marina Célia Moraes Dias, professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, considera muito apropriada a escolha do tema. "Trabalhos assim ajudam os alunos a se sentir parte da história de seu país." 

 

1. Encha um balão de ar e o envolva com trinta folhas de jornal para fazer a cabeça. Passe uma camada de guache branco com cola e depois pinte o rosto. Faça os cabelos de lã ou palha de aço.
1. Encha um balão de ar e o 
envolva com trinta folhas de jornal para fazer a cabeça. Passe uma camada de guache branco com cola e depois pinte o rosto. Faça os cabelos de lã ou palha de aço.
2. Para a roupa, utilize tecido de forro brilhante. Também podem ser usados retalhos coloridos ou papel crepom. Aplique enfeites como franjas, medalhas e botões para caracterizar cada personagem.
2. Para a roupa, utilize 
tecido de forro brilhante. 
Também podem ser 
usados retalhos 
coloridos ou papel crepom. Aplique enfeites como franjas, medalhas e botões para 
caracterizar cada personagem.
3. A estrutura, de madeira, tem a forma de
3. A estrutura, de 
madeira, tem a forma 
de "T". O ombro mede 
1 metro e o corpo, 
2 metros. Segure 
o boneco pela ripa vertical.

 

Quer saber mais?

Instituto de Educação José de Paiva Netto, Av. Rudge, 700, São Paulo, SP, CEP 01134-000, tel. (0-11) 3225-4500

 

 

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias

Tags

Guias