A África já existia antes dos europeus

Conheça os reinos que formavam a África antes da chegada dos europeus

POR:
NOVA ESCOLA
Euzébio e estudantes do colégio Costa e Silva, em Porto Alegre: produção de maquete da cidade universitária de Tumbuctu. Foto: Tamires kopp

Euzébio e estudantes do colégio Costa e Silva,
em Porto Alegre: produção de maquete da
cidade universitária de Tumbuctu.
Foto: Tamires Kopp. Clique para ampliar

O professor do Ensino Médio Jorge Euzébio Assumpção, do Colégio Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva, em Porto Alegre, faz questão de mostrar como o continente africano era dividido em reinos antes da chegada dos europeus (leia infográfico).

Livros, internet e textos produzidos pelo professor são fonte para os estudantes perceberem a estrutura social e política dos diversos povos. O reino do Congo, por exemplo, era dividido em aldeias familiares, distritos e províncias e todos os governadores eram conselheiros do rei. No império de Gana, os monarcas se reuniam todos os dias com os súditos para papear, ouvir reclamações e tomar decisões.

Essas informações são comparadas com o modo de vida do negro no nosso país, na época da escravidão, nos quilombos e nos dias de hoje.

"A tradição oral é forte nas culturas africanas, mas os povos também sabiam ler, escrever e viviam em cidades desenvolvidas", destaca Assumpção. Baseados em relatos, os alunos construíram a maquete da cidade universitária de Tumbuctu, que começou a se desenvolver a partir do ano 12.

 

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias