ANÚNCIO
Você sabia que é possível salvar matérias para ler mais tarde? Use o botão Ler mais tarde

Todos de olho na África

Apresente à turma uma visão mais abrangente sobre o continente, que tem outros pólos de desenvolvimento, além da África do Sul

por:
NE
NOVA ESCOLA
BV
Beatriz Vichessi
AM
Ana Rita Martins
CM
Camila Monroe
Maio de 2010
Ilustração: Bruno Lozich
Ilustrações: Bruno Lozich

Devido à Copa do Mundo de 2010, a África do Sul se tornou o centro das atenções. Marcada historicamente pelo regime do Apartheid - vigente de 1948 a 1994 -, que segregou social, política e economicamente os negros, a nação foi palco de uma importante virada. Hoje todos, não importa a cor, erguem juntos o país mais rico do continente. Só na construção de cinco estádios e na infraestrutura das cidades que receberam as partidas, o governo investiu 1,1 bilhão de dólares. A África do Sul, é importante destacar, não é o único país em desenvolvimento na região.

Já é senso comum imaginar a África apenas como um conglomerado de países cobertos por vastas áreas abrigando animais selvagens, populações que sofrem com a miséria, economias falidas e governos corruptos. De fato, isso tudo ainda existe por lá, mas não pode representar o retrato de um continente tão grande e variado. Os dados mostram mudanças: a população é cada vez mais urbana, o número de países democráticos aumentou e existem diversas economias em crescimento. O mundo todo está de olho. Não é à toa, portanto, que o continente esteja sediando pela primeira vez um evento tão esperado pelo público e que movimenta bilhões de dólares.

Aproveite a empolgação dos alunos com os 30 dias de bola rolando e mostre a eles esses aspectos menos divulgados sobre a região. Para ajudar você nesse trabalho, NOVA ESCOLA ouviu diversos especialistas e consultou uma extensa bibliografia. Confira esse precioso material sobre a Geografia, a Política e a Economia do continente.

 

ANÚNCIO
LEIA MAIS