Maria Níceas Oliveira França
Estudantes do 9º ano de Sobral, CE, ampliaram sua visão sobre a caatinga com saídas a campo completas, da pesquisa inicial à reflexão sobre os dados
POR: Bruna Nicolielo
Para a turma de 9º ano da EMEF Professor Arruda, em Sobral, a 239 quilômetros de Fortaleza, a caatinga era apenas um ambiente marcado pela seca, rude e com vegetação esturricada. Apesar de ser a paisagem dominante da cidade, os alunos reproduziam o que traziam os livros didáticos.
A educadora Maria Níceas Oliveira França quis desconstruir essa visão. Com imagens de diferentes biomas brasileiros, ela debateu com a turma três conceitos - paisagem, lugar e território -, fundamentais para entender como se organiza o espaço.
Em seguida, organizou saídas a campo. Numa praça próxima, a garotada analisou os elementos naturais e humanos que compunham os arredores. Mais adiante, uma viagem até a zona rural do município permitiu observar uma surpresa: a exuberância da caatinga no inverno.
As árvores estavam verdes, e os açudes, cheios (bem diferente da paisagem dominada por arbustos secos e cactos que os estudantes tinham no imaginário). "Contribuí para um olhar mais complexo sobre a paisagem", comemora.
Maria Níceas Oliveira França
EEFM Professor Arruda, Sobral, CE
Disciplina Geografia
Conteúdo Leitura da paisagem
Ano 9º
Tags