Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
01 de Maio de 2010 Imprimir
5 4 3 2 1

O que é a arenização?

GEOGRAFIA

Por: NOVA ESCOLA, Tatiana Pinheiro, Bruna Nicolielo
Ilustração: Daniel Rosini. Consultoria: Luiz Iria
Ilustração: Daniel Rosini. Consultoria: Luiz Iria

Arenização, ou formação de bancos de areia, é o processo de retirada de cobertura vegetal em solos arenosos, em regiões de clima úmido, com regime de chuvas constantes, como o sudoeste do Rio Grande do Sul (veja abaixo o processo que desencadeia o problema). Esse fenômeno não deve ser confundido com a desertificação, que ocorre em clima árido, semiárido e semiúmido e assemelha-se a uma seca prolongada e intensa.

Relevo
A arenização tem estreita relação com a geologia local e ocorre, necessariamente, em terrenos com desníveis, com partes altas e baixas.

Chuvas e vento
Temporais e ventos fortes retiram restos de vegetação e sedimentos do solo das áreas mais altas, depositando-os nas partes baixas do terreno. 

Ação humana 
O desmatamento e o uso inadequado do solo potencializam o depósito de sedimentos, dificultando o crescimento de nova vegetação na área.

Consequência
Sem novas plantas, o terreno empobrece. Sua arenosidade natural é reforçada pelo acúmulo de sedimentos, o que forma os bancos de areia.


Consultoria Iêdo Bezerra Sá, engenheiro florestal do Laboratório de Geoprocessamento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Pergunta enviada por Jaqueline Mathias Pereira, Volta Redonda, RJ

Tenha acesso a conteúdos e serviços exclusivos
Cadastre-se agora gratuitamente
Cadastrar