Serviços ecológicos: a natureza trabalha e beneficia o homem

As relações entre os seres vivos e deles com o meio resultam em muita coisa boa para a sociedade, como o aumento da capacidade da produção agrícola. Conheça um pouco mais dos chamados serviços ecológicos

POR:
Fernanda Salla
As abelhas e a produção de café . Maná E.D.I./Anna Luiza Aragão

As abelhas e a produção de café: vivendo em matas vizinhas às plantações, esses insetos fazem a polinização. Acredita-se que um terço das plantas cultivadas para alimentação seja resultado desse serviço 

Transporte de pólen: quando uma abelha pousa em uma flor, o corpo dela fica cheio de pólen, produzido pela parte masculina da planta. Ao pousar em outra flor, ela solta o pólen, completando o processo de polinização, que colabora para o nascimento de novos frutos. 

Aumento da produção: o serviço ecológico da polinização promove o aumento de frutos no pé de café, já que as abelhas são uma das responsáveis por ampliar o número de flores fecundadas. Sem as abelhas, o trabalho ficaria a cargo do vento, de outros insetos e dos pássaros.

14,6% É o aumento obtido na produção de café em propriedades que têm áreas nativas preservadas próximas às plantações.

Fonte Pesquisa de Paulo de Marco Júnior, realizada em 2002, em áreas de cultivo de Viçosa, a 225 quilômetros de Belo Horizonte.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a população mundial atingiu a marca de 7 bilhões de pessoas no início de novembro. Para manter toda essa gente viva, o homem tem de trabalhar para garantir recursos como alimentos, energia e água. Nessa tarefa, a natureza é uma parceira importante. Graças às relações que existem entre os seres vivos e deles com o meio, são produzidos inúmeros serviços ambientais, que nos garantem benefícios, como a regulação da temperatura do planeta e o fornecimento de matérias-primas.

Por ser relativamente novo (criado na década de 1960), o conceito (também conhecido como serviço ecológico ou ecossistêmico) é pouco abordado em sala de aula. Mas é importante explorá-lo para que as crianças compreendam que, ao fazer o seu papel, cada ser vivo impacta o ambiente ao redor e outros seres vivos, entre eles, o ser humano. "Conhecer os serviços ecológicos contribui para que os alunos passem a atribuir valor a eles", afirma Paulo De Marco Júnior, professor da Universidade Federal de Goiás (UFG). Ou seja, abordar o conteúdo ajuda os estudantes a compreender que o importante não é preservar por preservar, mas fazê-lo porque tudo na natureza tem funções na manutenção da vida.

Para se beneficiar, o ser humano pode interferir nos serviços

Diversas relações são valiosas para o homem. Os insetos e algumas plantas, por exemplo, mantêm um relacionamento por meio da polinização. Esse processo de reprodução de alguns vegetais é um serviço ecológico. O mesmo vale para a cadeia alimentar e a decomposição, cujos préstimos são denominados, respectivamente, controle biológico e ciclagem de nutrientes.

Quando não há a interferência humana, como nos exemplos já citados, os serviços são classificados em diretos. Senão, são indiretos - a produção de papel é um exemplo: o meio ambiente fornece a matéria-prima (as árvores) e, ao identificar esse potencial, o homem fabrica o produto por meio de processos industriais. Na mesma linha está a produção de energia, captada da força do vento, da água ou de outra fonte natural.

É necessário saber que serviços ambientais não são o mesmo que funções ecossistêmicas. Essas representam as interações entre os elementos de um ecossistema que geram os serviços. "A dispersão de sementes realizadas pelos pássaros é uma função que passa a ser considerada serviço quando há um benefício ao homem, como a recuperação natural de áreas desmatadas", diz De Marco Júnior.

Sem o trabalho da natureza, a sociedade sofreria prejuízos

Controle biológico. Maná E.D.I./Anna Luiza Aragão
Controle biológico | Como funciona Os insetos considerados pragas na agricultura integram a cadeia alimentar de sapos e rãs. Ao comê-los, os anfíbios ajudam no controle biológico. Preço do serviço artificial 17 trilhões de dólares por ano*.
Ciclagem de nutrientes. Maná E.D.I./Anna Luiza Aragão
Ciclagem de nutrientes | Como funciona Os micro-organismos que fazem a decomposição de matéria orgânica na natureza a transformam em nutrientes que são fixados no solo, servindo de adubo. Preço do serviço artificial 417 bilhões de dólares por ano*.

Os serviços têm uma ligação direta com conteúdos clássicos de Ciências. Para trabalhá-los, vale ampliar a discussão sobre eles. Durante o estudo da fotossíntese, por exemplo, questione: como a retirada de carbono da atmosfera afeta o homem? Existe um mecanismo artificial que faça esse trabalho? Leve a turma a compreender que plantas e algas fazem o serviço sem cobrar nada, como parte da manutenção da vida delas, e que é possível o homem fazer o mesmo sem elas, porém não seria viável. O gasto com a regulação de gás seria de 1,3 trilhão de dólares por ano, de acordo com artigo The Value of the World’s Ecosystem Services and Natural Capital (O Valor dos Serviços Ecossistêmicos e Capital Natural do Mundo, em português), publicado pela revista científica norte-americana Nature.

Promover esse tipo de discussão é importante tanto para valorizar os benefícios como para problematizar o que pode ocorrer caso esses recursos se esgotem. "Mesmo recorrendo à tecnologia, os cálculos revelam que quase sempre haveria prejuízo econômico", afirma Andrée Vieira, bióloga, especialista em Educação e diretora do Instituto Supereco, em São Paulo. Pesquisadores estimam que seriam gastos 33 trilhões de dólares por ano para substituir todos os serviços. "Discutindo esse conceito, o professor mostra que não é preciso viver nas florestas para ser afetado pelo meio ambiente ou afetá-lo de alguma forma", diz Andrée. Além disso, dá ênfase à ideia de que consumir de maneira consciente é uma forma de cooperar para que não haja o esgotamento dos recursos e, consequentemente, dos serviços. A natureza opera gratuitamente todos os dias em nosso benefício. Resta decidirmos como vamos aproveitá-la e lidar com ela.

* Fonte The Value of the World’s Ecosystem Services and Natural Capital

Dica do especialista

"Dentre as várias propostas de alteração do Código Florestal Brasileiro, ainda em votação, existe uma que libera os pequenos proprietários rurais da obrigatoriedade de preservar 20% de seus terrenos de áreas de vegetação, como ocorre atualmente. Apresente o infográfico e questione a turma sobre como essa liberação pode impactar a produção de insumos agrícolas." 

Paulo de Marco Júnior, professor da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias

Tags

Guias