Compartilhe:

Jornalismo

Os territórios da rainha ao redor do mundo. Foto: Tim Graham
. Ilustração: Mariana Coan
Os territórios da rainha ao redor do mundo Clique para ampliar

A monarca é chefe de Estado de 16 territórios. Alguns países, como a Inglaterra e a Irlanda, são possessões do Reino Unido.

Outros, como o Canadá, a Austrália e a Nova Zelândia, são ex-colônias inglesas, mas têm o rei do Reino Unido como chefe de seu Estado, em suas constituições.

Dessa forma, como a rainha Elizabeth é a atual rainha do Reino Unido, ela é a chefe de Estado desses territórios. Ainda que seja soberana, na prática, sua função atual está restrita à participação em cerimoniais e outras formalidades, como a entrega de títulos de nobreza e a recepção a governantes estrangeiros.

O poder político é exercido pelo Parlamento, composto da Câmara dos Lordes e da Câmara dos Comuns, e pelo primeiro-ministro e seu gabinete.

A monarquia inglesa não assume mais tarefas políticas diretas na administração do Reino Unido nem nos países sob sua tutela.


Consultoria Alexandre Hecker, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e Jones Muradás, doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Pergunta enviada por José Costa Sá Júnior, Teófilo Otoni, MG

continuar lendo

Veja mais sobre

Últimas notícias