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Jornalismo

5 escolas brasileiras concorrem a prêmio que reconhece melhores do mundo

Premiação internacional destaca práticas que transformam a vida dos alunos e impactam positivamente as comunidades em que estão inseridas

PorNOVA ESCOLA

15/06/2023

A EEMTI Jaime Tomaz De Aquino, de Beberibe (CE), é uma das finalistas e está engajando a comunidade escolar em práticas de conscientização e preservação do meio ambiente. Foto: Divulgação/World’s Best School Prize

Cinco escolas brasileiras, sendo quatro delas públicas, estão entre as finalistas de um dos mais importantes prêmios do mundo na área de Educação. Dois colégios do Ceará, dois de São Paulo e um de Minas Gerais concorrem ao World’s Best School Prize (Prêmio das Melhores Escolas do Mundo, em inglês) que reconhece práticas que estão transformando a vida dos alunos e impactando positivamente as comunidades em que as escolas estão inseridas.

Nesta etapa, o prêmio destaca 10 finalistas em cinco categorias. As três escolas escolhidas em cada uma delas serão anunciadas em setembro, seguidas pelas vencedoras em outubro que, além do reconhecimento, dividirão um prêmio em dinheiro de aproximadamente R$ 1.2 milhão.

As finalistas brasileiras

A EM Professor Edson Pisani, localizada em Aglomerado da Serra (MG), uma das maiores e mais antigas favelas do Brasil, é finalista na categoria Colaboração Comunitária. A unidade tem mostrado capacidade de mobilizar estudantes, famílias e vizinhos, articulando ações junto ao governo e líderes locais com o objetivo de discutir e alcançar melhorias para a localidade.

Por sua vez, a EEMTI Jaime Tomaz De Aquino, de Beberibe (CE), está redefinindo o papel da Educação na criação de um futuro mais sustentável, engajando a comunidade escolar em práticas de conscientização e preservação do meio ambiente. A escola também é ativa nas redes sociais e conta com um programa de rádio dedicado às informações ambientais. Com isso, é finalista na categoria Ação Ambiental.

Já as escolas EMEB Profª Maria Aparecida De Souza Almeida Ramos, de Jundiaí (SP), e a EEMTI Joaquim Bastos Gonçalves, de Carnaubal (CE), concorrem na categoria Apoio à Vida Saudável. Atendendo crianças de 3 a 5 anos, a escola de São Paulo estabeleceu um Projeto Político Pedagógico (PPP) que se concentra em trabalhar conceitos de uma vida mais saudável e sustentável. Assim, a EMEB Maria Aparecida administra sua própria horta, envolvendo as crianças, e também as famílias, em atividades de plantio, colheita e preparo de alimentos. 

Em uma comunidade onde a violência e alguns problemas emocionais têm sido comuns entre os estudantes, a EEMTI Joaquim Bastos Gonçalves desenvolveu o projeto Adote um Estudante para identificar os alunos vulneráveis, fornecer assistência por meio de um psicólogo profissional e ajudar no trabalho com habilidades socioemocionais nas salas de aula, além de educar a comunidade escolar sobre a importância da saúde mental.

A lista das finalistas brasileiras conta também com uma escola particular, a Camino School, de São Paulo (SP), que está concorrendo na categoria Inovação. As metodologias baseadas em projetos da escola transformam aulas tradicionais em experiências de aprendizagem por meio de expedições. Os alunos fazem perguntas, apresentam ideias, experimentam e compartilham dificuldades para resolver problemas. Essa abordagem de aprendizagem ativa apoia e incentiva os alunos a alcançarem seu máximo potencial, ao mesmo tempo em que integra o desenvolvimento socioemocional e ético da turma.

Reconhecimento e inspiração para outras escolas

O prêmio World’s Best School Prize foi criado no ano passado pela T4 Education em parceria com a Fundação Lemann, Accenture, American Express e Yayasan Hasanah. “Estou orgulhoso de que as escolas do país tenham sido nomeadas entre as principais instituições do mundo neste prêmio de educação global tão prestigioso. O sucesso nos Prêmios de Melhor Escola do Mundo é um testemunho de suas conquistas em mudar vidas e melhorar a sociedade. Elas são guias para todos nós, enquanto trabalhamos para garantir que cada criança no Brasil possa se beneficiar de uma educação de qualidade”, afirmou Denis Mizne, CEO da Fundação Lemann.

Agora, em 2023, o número de escolas brasileiras finalistas no prêmio aumentou. No ano passado, foram três:  ETE Professor Agamenon Magalhães (ETEPAM), em Recife (PE), EM Evandro Ferreira dos Santos, em Cabrobó (PE), e a EMEB Professora Adolfina J. M. Diefenthäler, em Novo Hamburgo (RS).

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