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Jornalismo

Magda Soares: uma homenagem à grande mestra

Mara Mansani reúne depoimentos de educadores que refletem e agradecem o legado de uma das maiores referência em alfabetização, que faleceu no início de 2023

PorMara Mansani

06/02/2023

Foto: Tainá Frota

É difícil imaginar a Educação brasileira, em especial a alfabetização, sem Magda Soares, com sua voz, força, lucidez, dedicação e compromisso com as pesquisas na área, para garantir o melhor ensino possível aos nossos estudantes.

Alfabetizadores, educadores e todos nós perdemos. Não só pela partida da especialista, pesquisadora, professora e doutora em Didática pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mas também por ela ser uma grande defensora da Educação em nosso país, que mantinha a capacidade de se indignar e lutar pela melhoria da qualidade do ensino e de garantir o aprendizado de todas as crianças e jovens. Seu trabalho e dedicação contribuíram muito para avançar na formação dos professores, no entendimento do processo de ensino e aprendizagem, alfabetização e letramento e nas questões relacionadas à avaliação.

A professora Magda impactou e transformou minha prática na alfabetização. Refleti e aprendi estudando suas obras, ouvindo-a falar em eventos. Sonhei ser uma das professoras de Lagoa Santa (MG), berço de suas pesquisas, só para ter a experiência de ser orientada de perto.

Ela merece todo nosso respeito, homenagens e aplausos, por isso convidei alguns colegas para escreverem uma mensagem que represente um pouco do que o trabalho de nossa mestra significou para cada um.

Sara Barros, professora e coordenadora pedagógica na rede de Seabra (BA)

“Querida Magda, você foi a precursora dos estudos sobre a linguagem enquanto instrumento de inserção na sociedade e luta por direito. Criou o conceito alfaletrar e liderou no Brasil a discussão da alfabetização em contextos reais de leitura e escrita.

Eu jamais presumiria falar desse assunto sem citar seu nome. Você me ensinou que o sistema alfabético é bem mais que um simples código, e aprendi a função social da alfabetização.

Em sua trajetória, deixou como legado a necessidade de propostas bem planejadas para desenvolver os processos de ensino e aprendizagem, com base na reinvenção de práticas alfabetizadoras alinhadas ao contexto social real da criança. Obrigada por tantos aprendizados!”

Tatiana Poleto, assistente técnico-pedagógico (ATP) na rede de Assis (SP)

“Magda Soares, a grande mestra da alfabetização, sempre será uma referência em alfabetização e letramento. Seu legado ficará marcado por todos os ensinamentos, pelo seu respeito aos alunos e por sua grande paixão pela alfabetização.

Tinha a sensibilidade para enxergar o processo de ensino e aprendizagem sob a perspectiva dos alunos, nos ensinou a compreender como o aluno aprende e, com base nessas informações, como garantir o ensino e acompanhar o desenvolvimento linguístico e cognitivo das crianças.

Querida Magda, deixo meu agradecimento por toda sua dedicação e empenho, por sempre acreditar que toda criança é capaz de aprender.”

Carla Francisco, professora e coordenadora pedagógica na capital paulista

“Meu primeiro contato com a professora Magda Soares aconteceu em meus primeiros anos de magistério, quando ouvi uma discussão acirrada sobre alfabetização versus letramento. Confesso que, naquele momento, não entendi nada, mas senti uma vontade profunda de compreender o que eu fazia cotidianamente (na época, já era professora de uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental).

Não demorou muito até eu ser apresentada a um novo programa federal que surgia naquele momento: o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), cuja base teórico-metodológica estava ancorada nas pesquisas da educadora mineira. Foi então que pude aprofundar e conhecer sua obra com as leituras e vídeos que compunham o material de estudo. Lembro-me de ficar maravilhada com todo aquele volume de material de qualidade. Tudo era tão realista!

Senti que aquelas palavras faziam sentido para a minha prática e só poderiam partir de alguém que realmente conhecia a escola, as crianças, os professores e os processos de aprendizagem.

Hoje, sou coordenadora pedagógica e formadora de professores. Digo com toda certeza que Magda Soares continua e continuará viva. Não ‘apenas’ por sua obra, mas também por estar presente em cada um de nós, educadores, que seguimos acreditando que é possível ter uma Educação de qualidade para todos. Gratidão, professora!”

José Francisco (Chico) Soares, pós-doutor em Educação pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, professor emérito da UFMG e ex-presidente do INEP (2014-2016). Foi membro do Conselho Nacional de Educação por seis anos. Pesquisador na área de avaliação, resultados e desigualdades educacionais

“Perdemos a professora Magda Soares. Eu perdi a interlocutora para meu esforço de construção de instrumentos avaliativos adequados para a alfabetização e da compreensão de textos.

Ao longo destes últimos anos, Magda me orientou, ouviu minhas formulações e refletiu comigo sobre elas. Estava sempre me desafiando com base nos conhecimentos que acumulou em sua carreira de pesquisadora e nos aprendizados durante o projeto de Lagoa Santa. 

No último e-mail que me enviou, duas semanas antes do seu falecimento, em resposta a uma proposta de organização de devolutivas para a avaliação da compreensão leitora, Magda me disse:

Minhas dívidas são as de sempre, as de quem vem lutando pela formação de professores no chão da escola para a avaliação de leitura de textos [...]. Lamento não estar mais em LS, gostaria imensamente de discutir com as professoras essa devolutiva, para que saibam o que devem considerar ao formular questões, o que devem identificar como processos linguísticos e cognitivos dos alunos quando examinam as respostas, como devem agir ao devolver os resultados a partir dessas respostas’.

Até o último momento de sua vida, Magda viveu seu compromisso radical com a garantia do direito de aprender de todas as crianças. Sempre me dizia que este direito só se concretiza na escola, com a ação dos educadores.

Magda Soares deixou muitas contribuições, inclusive para a avaliação, que para ela era sempre ‘avaliação para aprendizagem’, nunca apenas da aprendizagem.”

 

E assim, todos nós nos despedimos de nossa grande mestra, com muita gratidão, reconhecendo a importância do seu trabalho, do seu legado para a Educação de nosso país e, principalmente, com o nosso compromisso de manter seus ensinamentos em pauta, dar continuidade aos seus estudos e à reflexão das práticas pedagógicas em sala de aula.

Viva Magda! Muito obrigada, querida professora!

Mara Mansani

Mara Mansani é professora há 34 anos. Lecionou em vários segmentos, da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, passando também pela Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em 2006, teve dois projetos de Educação Ambiental para o Ensino Básico publicados pela ONG WWF no livro Muda o mundo, Raimundo. Em 2014, recebeu o Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita, na área de Alfabetização, com o projeto Escrevendo com Lengalenga.

 

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