Campo da vida pública - Abaixo-assinado: os direitos dos animais
Por
30/11/2022
Compartilhe:
Jornalismo
Por
30/11/2022
Habilidades focais relacionadas
(EF89LP19) Analisar, a partir do contexto de produção, a forma de organização das cartas abertas, abaixo-assinados e petições online (identificação dos signatários, explicitação da reivindicação feita, acompanhada ou não de uma breve apresentação da problemática e/ou de justificativas que visam sustentar a reivindicação) e a proposição, discussão e aprovação de propostas políticas ou de soluções para problemas de interesse público, apresentadas ou lidas nos canais digitais de participação, identificando suas marcas linguísticas, como forma de possibilitar a escrita ou subscrição consciente de abaixo-assinados e textos dessa natureza e poder se posicionar de forma crítica e fundamentada frente às propostas.
(EF89LP23) Analisar, em textos argumentativos, reivindicatórios e propositivos, os movimentos argumentativos utilizados (sustentação, refutação e negociação), avaliando a força dos argumentos utilizados.
Objetos de conhecimento relacionados
Objetivos de aprendizagem
(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)
Conhecimentos prévios
(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)
Comentários para os professores
O conjunto de habilidades priorizadas destacadas aqui estão situadas no campo da vida pública. Para desenvolvê-las, esta sequência de atividades propõe um trabalho a partir do gênero abaixo-assinado ao longo de cinco etapas interdependentes. Na primeira delas, a contextualização do campo, do gênero e do tema, pretende-se promover o contato do estudante com os objetos de conhecimentos abordados pela sequência de atividades, além de mobilizar seus conhecimentos prévios sobre eles. Em seguida, na etapa de análise do gênero, por meio de exemplares de abaixo-assinado, pretende-se conduzir uma investigação sobre o contexto de produção e circulação deste gênero e sobre sua forma composicional. Na etapa seguinte, de análise linguística/semiótica, são abordadas especificidades linguísticas necessárias para produção de textos no gênero abaixo-assinado. Após isso, na etapa de produção textual, disponibiliza-se uma proposta para que os estudantes produzam um texto a partir dos conhecimentos estudados nas etapas anteriores. Por fim, na etapa de análise de resultados e reescrita, são apresentadas tabelas analíticas, construídas por meio dos conhecimentos estudados acerca da forma composicional do gênero, do tema estudado, de seus aspectos linguísticos e de habilidades de trabalho em grupo. Por meio dessas tabelas, o professor poderá verificar os resultados do trabalho realizado pelos estudantes. A partir desses resultados, é possível realizar um processo direcionado de reescrita textual.
Sugestões de atividades
Conjunto de atividades organizadas em cinco etapas (descritas nos comentários para os professores), que propõem um trabalho centrado no gênero abaixo assinado. Traz sugestões de materiais para os estudantes e para os professores, incluindo instrumentos de apoio ao acompanhamento da aprendizagem.
Acesse no link a indicação de respostas esperadas para as atividades.
Últimas notícias