Compartilhe:

Jornalismo

Artístico-literário - Conto de mistério: investigando segredos

Por

30/11/2022

Habilidades focais relacionadas

(EF67LP30) Criar narrativas ficcionais, tais como contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor, narrativas de enigma, crônicas e histórias em quadrinhos, dentre outros, que utilizem cenários e personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador, utilizando tempos verbais adequados à narração de fatos passados, empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma história e de inserir os discursos direto e indireto.

Objetos de conhecimento relacionados

  • Compreensão em leitura.
  • Forma de composição dos textos.
  • Planejamento e produção de texto.
  • Reconstrução das condições de produção e recepção de textos.
  • Convenções de escrita.
  • Construção da textualidade.
  • Relação entre textos.

Objetivos de aprendizagem

  • Empregar conhecimentos sobre diferentes modos de iniciar uma narrativa.
  • Utilizar tempos verbais adequados na produção de narrativas.
  • Fazer uso de pontuação e elementos coesivos adequados para inserir discursos direto e indireto na produção de narrativas.
  • Aplicar conhecimentos sobre a estrutura narrativa e os elementos da narrativa para produzir diferentes contos, crônicas, histórias em quadrinhos e demais gêneros narrativos.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • (EF35LP25) Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.
  • (EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.
  • (EF35LP29) Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Comentários para os professores

O conjunto de habilidades priorizadas destacadas aqui estão situadas no campo artístico-literário. Para desenvolvê-las, esta sequência de atividades propõe um trabalho a partir do gênero conto de mistério ao longo de quatro etapas interdependentes. Na primeira delas, a contextualização do campo, do gênero e do tema, pretende-se promover o contato do estudante com os objetos de conhecimentos abordados pela sequência de atividades, além de mobilizar seus conhecimentos prévios sobre eles. Em seguida, na etapa de análise do gênero, por meio de exemplares de conto de mistério, pretende-se conduzir uma investigação sobre o contexto de produção e circulação deste gênero, sobre sua forma composicional e sobre aspectos de análise linguística/semiótica. Após isso, na etapa de produção textual, disponibiliza-se uma proposta para que os estudantes produzam um texto a partir dos conhecimentos estudados nas etapas anteriores. Por fim, na etapa de análise de resultados e reescrita, são apresentadas tabelas analíticas, construídas por meio dos conhecimentos estudados acerca da forma composicional do gênero, do tema estudado, de seus aspectos linguísticos e de habilidades de trabalho em grupo. Por meio dessas tabelas, o professor poderá verificar os resultados do trabalho realizado pelos estudantes. A partir desses resultados, é possível realizar um processo direcionado de reescrita textual.

Sugestões de atividades

Sequência de Atividades - Gênero: Conto de mistério

Conjunto de atividades organizadas em cinco etapas (descritas nos comentários para os professores), que propõem um trabalho centrado no gênero conto de mistério. Traz sugestões de materiais para os estudantes e para os professores, incluindo instrumentos de apoio ao acompanhamento da aprendizagem.

Expectativa de respostas para a sequência de atividades

Acesse no link a indicação de respostas esperadas para as atividades.

Veja mais sobre

Últimas notícias