Compartilhe:

Jornalismo

Práticas de Estudo e Pesquisa - Postagem em blog: a ciência por trás dos transgênicos

Por

30/11/2022

Habilidades focais relacionadas

(EF67LP20) Realizar pesquisa, a partir de recortes e questões definidos previamente, usando fontes indicadas e abertas.

(EF67LP21) Divulgar resultados de pesquisas por meio de apresentações orais, painéis, artigos de divulgação científica, verbetes de enciclopédia, podcasts científicos etc.

Objetos de conhecimento relacionados

  • Estratégia de leitura.
  • Pesquisa.
  • Reconstrução das condições de produção e recepção de textos.
  • Forma de composição do texto.
  • Planejamento de texto.
  • Produção de texto.
  • Escrita autônoma.
  • Convenções de escrita.

Objetivos de aprendizagem

  • Utilizar diferentes ferramentas de curadoria de informações.
  • Verificar a fidedignidade das fontes pesquisadas.
  • Realizar pesquisa, a partir de recortes e questões definidos previamente.
  • Reconhecer e selecionar o gênero de divulgação adequado ao contexto.
  • Reconhecer as características do gênero.
  • Reconhecer e utilizar mecanismos de progressão temática.
  • Planejar e produzir o texto com a utilização de divulgação de pesquisa de acordo com sua estrutura e linguagem.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • (EF04LP21) Planejar e produzir textos sobre temas de interesse, com base em resultados de observações e pesquisas em fontes de informações impressas ou eletrônicas, incluindo, quando pertinente, imagens e gráficos ou tabelas simples, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
  • (EF05LP24) Planejar e produzir texto sobre tema de interesse, organizando resultados de pesquisa em fontes de informação impressas ou digitais, incluindo imagens e gráficos ou tabelas, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Comentários para os professores

O conjunto de habilidades priorizadas destacadas aqui estão situadas no campo de atuação de práticas de estudo e pesquisa e no campo de atuação jornalístico-midiático. Para desenvolvê-las, esta sequência de atividades propõe um trabalho a partir do gênero post em blog ao longo de cinco etapas interdependentes. Na primeira delas, a de contextualização do campo, do gênero e do tema, pretende-se promover o contato do estudante com os objetos de conhecimentos abordados pela sequência de atividades, além de mobilizar seus conhecimentos prévios sobre eles. Em seguida, na etapa de análise do gênero, por meio de um exemplar do post em blog, pretende-se conduzir uma investigação sobre o contexto de produção e circulação deste gênero e sobre sua forma composicional.

Na etapa seguinte, de análise linguística/semiótica, são abordadas especificidades linguísticas necessárias para a produção de textos no gênero post em blog. Após isso, na etapa de produção textual, disponibiliza-se uma proposta para que os estudantes produzam um texto a partir dos conhecimentos estudados nas etapas anteriores. Por fim, na etapa de análise de resultados e reescrita, são apresentadas tabelas analíticas, por meio das quais o professor pode verificar os resultados do trabalho realizado pelos estudantes. A partir desses resultados, é possível realizar um processo direcionado de reescrita textual. É importante salientar que todas as sugestões de atividades apresentadas por esta sequência devem ser adaptadas ao contexto de ensino em que serão aplicadas.

Sugestões de atividades

Sequência de Atividades - Gênero discursivo: Post em blog

Conjunto de atividades organizadas em cinco etapas (descritas nos comentários para os professores), que propõem um trabalho centrado no gênero post em blog. Traz sugestões de materiais para os estudantes e para os professores, incluindo instrumentos de apoio ao acompanhamento da aprendizagem.

Expectativa de respostas para a sequência de atividades

Neste link, o professor acessa a indicação de respostas esperadas para as atividades propostas no anexo 01.

Veja mais sobre

Últimas notícias