Compartilhe:

Jornalismo

Vida Pública - Notícias: impressas ou digitais?

Por

30/11/2022

Habilidades focais relacionadas

(EF04LP14) Identificar, em notícias, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato noticiado.

(EF04LP15) Distinguir fatos de opiniões/sugestões em textos (informativos, jornalísticos, publicitários etc.).

(EF04LP16) Produzir notícias sobre fatos ocorridos no universo escolar, digitais ou impressas, para o jornal da escola, noticiando os fatos e seus atores e comentando decorrências, de acordo com as convenções do gênero notícia e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Objetivos de aprendizagem

  • Analisar notícias.
  • Identificar fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato noticiado.
  • Analisar textos informativos, jornalísticos, publicitários etc.
  • Reconhecer fatos e opiniões em textos.
  • Distinguir fatos de opiniões/sugestões em textos.
  • Definir o fato a ser noticiado, considerando o universo escolar.
  • Planejar notícias sobre fatos ocorridos no universo escolar (impressas ou digitais), considerando as convenções do gênero, a situação comunicativa, o tema/assunto do texto e o suporte.

Conhecimentos prévios

  • Não há.

Comentários para os professores

O conjunto de habilidades priorizadas destacadas aqui estão situadas no campo de atuação da vida pública. Para desenvolvê-las, esta sequência de atividades propõe um trabalho a partir do gênero notícias ao longo de cinco etapas interdependentes. Na primeira delas, a contextualização do campo, do gênero e do tema, pretende-se promover o contato do estudante com os objetos de conhecimentos abordados pela sequência de atividades, além de mobilizar seus conhecimentos prévios sobre eles. Em seguida, na etapa de análise do gênero, por meio de um exemplar de notícia, pretende-se conduzir uma investigação sobre o contexto de produção e circulação deste gênero e sobre sua forma composicional.

Na etapa seguinte, de análise linguística/semiótica, são abordadas especificidades linguísticas necessárias para a produção de textos no gênero notícia. Após isso, na etapa de produção textual, disponibiliza-se uma proposta para que os estudantes produzam um texto a partir dos conhecimentos estudados nas etapas anteriores. Por fim, na etapa de análise de resultados e reescrita, são apresentadas tabelas analíticas por meio das quais o professor pode verificar os resultados do trabalho realizado pelos estudantes. A partir desses resultados, é possível realizar um processo direcionado de reescrita textual.

Sugestões de atividades

Sequência de Atividades - Gênero: Notícias

Conjunto de atividades organizadas em cinco etapas (descritas nos comentários para os professores), que propõem um trabalho centrado no gênero verbete de enciclopédia. Traz sugestões de materiais para os estudantes e para os professores, incluindo instrumentos de apoio ao acompanhamento da aprendizagem.

Sugestão de atividade para sala de aula invertida

Sugestão de modelo de atividade para sala de aula invertida, conforme orientação apresentada na primeira etapa

Veja mais sobre

Últimas notícias