Compartilhe:

Jornalismo

Artístico Literário - Caracterização de Personagem: adivinha. Quem sou eu?

Por

30/11/2022

Habilidades focais relacionadas

(EF01LP26) Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço.

(EF01LP25) Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço).

(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

Objetos de conhecimento relacionados

  • Formas de composição de narrativas.
  • Escrita autônoma e compartilhada.
  • Decodificação/Fluência de leitura.
  • Correspondência fonema-grafema.

Objetivos de aprendizagem

  • Ouvir a leitura de textos narrativos.
  • Experimentar a leitura autônoma de textos narrativos.
  • Identificar os elementos da narrativa: personagens, enredo, tempo e espaço.
  • Ouvir histórias lidas pelo professor.
  • Criar histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens e ditá-las ao professor escriba.
  • Ler palavras novas, decodificando-as.
  • Ler globalmente palavras conhecidas.
  • Escrever palavras espontaneamente ou quando ditadas pelo professor respeitando as regularidades do sistema de escrita convencional (de forma alfabética).
  • Escrever frases espontaneamente ou quando ditadas pelo professor de forma alfabética, empregando noções básicas de segmentação.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • Não há indicação de habilidades prioritárias pelos Mapas de Foco. Mas é importante que o estudante tenha desenvolvido, em alguma medida, consciência fonológica, reconheça que letras representam sons e reconheça que palavras comunicam ideias e são formadas por letras.

Comentários para os professores

O conjunto de habilidades priorizadas destacadas aqui estão situadas no campo de atuação artístico-literário. Para desenvolvê-las, ao longo de três etapas interdependentes, esta sequência de atividades propõe um trabalho a partir da caracterização de personagens, um elemento muito importante de gêneros narrativos no geral. Na primeira etapa, propomos o contato dos estudantes, de maneira contextualizada, ou seja, com a centralidade no texto e socialmente situada, com o campo, o gênero e o tema. A ideia nessa primeira parte é, de maneira mediada e com intencionalidade pedagógica, aproximar os estudantes dos objetos de conhecimentos participantes da sequência de atividades que eles estudarão, além de mobilizar seus conhecimentos prévios.

Em seguida, na segunda etapa, a proposta é construir aprendizados sobre aspectos composicionais da linguagem e do gênero. A partir da leitura de um trecho da história, o estudante responderá perguntas relacionadas à caracterização de personagens conhecidos e frequentes nesta etapa de escolarização, mas também fora da escola. Ainda, o estudante deverá descrever como imagina serem as características físicas da personagem e desenhá-la. A terceira e última etapa é a de produção textual, na qual as crianças, de fato, escolherão uma personagem para descrever suas características. Ao final, oferecemos aos professores e professoras uma maneira de avaliar e sistematizar os resultados do trabalho realizado pelos estudantes.

Sugestões de atividades

Sequência de Atividades - A caracterização de personagens em gêneros narrativos

Conjunto de atividades organizadas em três etapas (descritas nos comentários para os professores), que propõem um trabalho centrado na caracterização de personagem. Traz sugestões de materiais para os estudantes e para os professores, incluindo instrumentos de apoio ao acompanhamento da aprendizagem.

Veja mais sobre

Últimas notícias