Compartilhe:

Jornalismo

Vida Pública - Placas: placas e seus significados

Por

30/11/2022

Habilidades focais relacionadas

(EF01LP21) Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas de regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

Objetos de conhecimento relacionados

  • Escrita compartilhada.
  • Decodificação/Fluência de leitura.
  • Correspondência fonema-grafema.

Objetivos de aprendizagem

  • Reconhecer regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar.
  • Registrar de forma colaborativa listas dessas regras e regulamentos.
  • Reconhecer e considerar no registro a situação comunicativa e o tema/assunto desses textos.
  • Ler palavras novas, decodificando-as.
  • Ler globalmente palavras conhecidas.
  • Escrever palavras espontaneamente ou quando ditadas pelo professor respeitando as regularidades do sistema de escrita convencional (de forma alfabética).
  • Escrever frases espontaneamente ou quando ditadas pelo professor de forma alfabética, empregando noções básicas de segmentação.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • Não há indicação de conhecimentos prévios nos Mapas de Foco. Mas é importante que o estudante tenha desenvolvido, em alguma medida, consciência fonológica, reconheça que letras representam sons e reconheça que palavras comunicam ideias e são formadas por letras.

Comentários para os professores

O conjunto de habilidades priorizadas destacadas aqui estão situadas no campo de atuação da vida pública. Para desenvolvê-las, esta sequência de atividades propõe um trabalho a partir do gênero placas ao longo de três etapas interdependentes. Na primeira delas, propomos o contato dos estudantes, de maneira contextualizada, ou seja, com a centralidade no texto e socialmente situada, com o campo, o gênero e o tema. A ideia nessa primeira parte é, de maneira mediada e com intencionalidade pedagógica, aproximar os estudantes dos objetos de conhecimentos participantes da sequência de atividades que eles estudarão, além de mobilizar seus conhecimentos prévios.

Em seguida, na segunda etapa, a proposta é construir aprendizados sobre aspectos composicionais da linguagem e do gênero. Pensando na produção de um local movimentado, onde eles terão que acrescentar placas informativas e/ou de sinalização. Durante o trabalho, pretende-se conduzir uma conversa em grupo sobre o contexto de produção e a finalidade das placas, além de sua forma composicional. A terceira e última etapa é a de produção textual, na qual as crianças, de fato, concluirão seus desenhos através de maquetes, incluindo as placas. Ao final, oferecemos aos professores e professoras uma maneira de avaliar e sistematizar os resultados do trabalho realizado pelos estudantes.

Sugestões de atividades

Sequência de Atividades - Gênero: Placas

Conjunto de atividades organizadas em três etapas (descritas nos comentários para os professores), que propõem um trabalho centrado no gênero placas. Traz sugestões de materiais para os estudantes e para os professores, incluindo instrumentos de apoio ao acompanhamento da aprendizagem.

Modelos de placas para realização de atividade

Modelos de placas a serem utilizadas na atividade de leitura compartilhada e expressão oral, conforme orientações da primeira etapa da sequência de atividades.

Sugestão de modelo para atividade da terceira etapa

Modelo a ser utilizado na atividade de Oralidade e Produção Escrita., conforme orientações da terceira etapa da sequência de atividades.

Veja mais sobre

Últimas notícias