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Jornalismo

Probabilidade e Estatística: Ferramentas da Estatística num contexto social IV

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30/11/2022

Habilidade focal relacionada

(EF09MA22) Escolher e construir o gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas), com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central.

Objeto de conhecimento relacionado

  • Leitura, interpretação e representação de dados de pesquisa expressos em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e de setores e gráficos pictóricos.

Objetivos de aprendizagem

  • Relacionar um conjunto de dados a um gráfico que o represente.
  • Selecionar o gráfico mais adequado para representar um conjunto de dados.
  • Construir gráficos estatísticos com o uso de planilhas eletrônicas.
  • Representar as medidas de tendência central em um gráfico que envolva variável quantitativa.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • (EF08MA25) Obter os valores de medidas de tendência central de uma pesquisa estatística (média, moda e mediana) com a compreensão de seus significados e relacioná-los com a dispersão de dados, indicada pela amplitude.
  • (EF07MA35) Compreender, em contextos significativos, o significado de média estatística como indicador da tendência de uma pesquisa, calcular seu valor e relacioná-lo, intuitivamente, com a amplitude do conjunto de dados.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Comentários para os professores

A habilidade significa conhecer as especificidades dos diversos tipos de gráfico: de colunas, de setores ou de linhas. Os gráficos de barras, que podem ser horizontais ou verticais, neste último caso chamados também de gráficos de colunas, são adequados para a representação de dados pontuais. Gráficos de setores, também chamados gráficos de pizza, são utilizados para representar valores a partir de um todo, levando em conta o conceito de proporcionalidade. Nesse tipo de gráfico, os dados podem ser expressos na forma percentual e, nesse caso, a soma de todos os dados deve ser igual a 100%. Os gráficos de linhas, também chamados gráficos de segmentos, são indicados para representar dados contínuos.

(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Sugestões de atividades

Plano de aula: Medidas de Tendência Central (Moda, Mediana e Média Aritmética) e Gráficos de Barras (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Medidas de Tendência Central (Moda, Mediana e Média Aritmética) e Gráficos de Barras, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Resolver problemas envolvendo tabelas e gráficos, inferindo conclusões a partir do cálculo de medidas de tendência central (moda, mediana, média aritmética) em um conjunto de dados.

Plano de aula: Medidas de Tendência Central em Gráficos (Conceitual) (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Medidas de Tendência Central em Gráficos (Conceitual), produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Resolver problemas envolvendo tabelas e gráficos, inferindo conclusões a partir do cálculo de medidas de tendência central (moda, mediana, média aritmética) em um conjunto de dados.

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