Grandezas e Medidas: Volume de blocos retangulares
Por
30/11/2022
Compartilhe:
Jornalismo
Por
30/11/2022
Habilidade focal relacionada
(EF07MA30) Resolver e elaborar problemas de cálculo de medida do volume de blocos retangulares, envolvendo as unidades usuais (metro cúbico, decímetro cúbico e centímetro cúbico).
Objeto de conhecimento relacionado
(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)
Objetivos de aprendizagem
(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)
Conhecimentos prévios
(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)
Comentários para os professores
Trabalhar essa habilidade implica tornar necessário associar o metro cúbico com o volume de um cubo de aresta igual a 1 m, o decímetro cúbico ao volume de um cubo de aresta igual a 10 cm e o centímetro cúbico com o volume de um cubo de aresta igual a 1 cm. Implica ainda entender as relações entre essas unidades de medida, assim como entre o decímetro cúbico e o litro e o centímetro cúbico e o mililitro. Problemas envolvendo consumo e preservação de água, bem como de outras situações do cotidiano dos estudantes são contextos para o desenvolvimento dessa habilidade.
(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)
Sugestões de atividades
Descrição das atividades:
O plano de aula Consumo de Água - Medidas de Volume, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivos de aprendizagem:
Descrição das atividades:
O plano de aula Cálculos em Construções - Medidas de Superfície, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivos de aprendizagem:
Últimas notícias