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Jornalismo

Álgebra: A ideia de variável

Por

30/11/2022

Habilidade focal relacionada

(EF07MA13) Compreender a ideia de variável, representada por letra ou símbolo, para expressar relação entre duas grandezas, diferenciando-a da ideia de incógnita.

(EF07MA15) Utilizar a simbologia algébrica para expressar regularidades encontradas em sequências numéricas.

Objeto de conhecimento relacionado

  • Linguagem algébrica: variável e incógnita.

(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Objetivos de aprendizagem

  • Compreender o conceito de variável e de incógnita em situações contextualizadas.
  • Distinguir os conceitos de variável e de incógnita.
  • Aplicar os conceitos de variável e de incógnita, usando letras ou símbolos para modelar a relação entre duas grandezas e equações de 1º grau.
  • Reconhecer a regra de formação de sequências numéricas.
  • Utilizar variáveis para descrever a regra de formação de sequências numéricas.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • Não há.

Comentários para os professores

A habilidade implica entender que há sentidos diferentes para as letras em Álgebra, assim, ao resolver uma equação, temos a letra como incógnita, isto é, representando um valor desconhecido temporariamente e que se torna conhecido assim que a equação é resolvida. Já na expressão y = 2n, que representa a forma genérica de todos os números pares, com n sendo um número natural, a letra é uma variável, uma vez que pode ser substituída por qualquer número natural a partir do zero.

Já na habilidade EF07MA15, utilizar a simbologia algébrica para expressar regularidades encontradas em sequências numéricas envolve a capacidade de o estudante de perceber e representar o padrão de uma sequência usando os símbolos aritméticos e as letras que são características das escritas algébricas. Nesse caso, deverá ser capaz de identificar que a escrita algébrica generaliza a regularidade percebida na sequência numérica permitindo representar qualquer elemento da sequência, quando, por exemplo, ao observar a sequência 0, 2, 4, 6, 8, 10, identificamos que um novo elemento da sequência a partir do zero é obtido pela multiplicação do anterior por 2. Assim, podemos escrever 2n como a expressão da regularidade observada na sequência.

(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Sugestões de atividades

Plano de aula: Sequências e Expressões Algébricas (x/a) (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Sequências e Expressões Algébricas (x/a), produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Descrever por meio de linguagem algébrica uma expressão geral para representar uma sequência decrescente e depois encontrar a ordem de um termo desta sequência.

Plano de aula: Figuras Geométricas e a Propriedade Distributiva (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Figuras Geométricas e a Propriedade Distributiva, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Utilizar a propriedade distributiva em situações diversas atribuindo valores numéricos a letras.

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