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Jornalismo

Geometria: Classificando polígonos

Por

30/11/2022

Habilidade focal relacionada

(EF06MA18) Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e classificá-los em regulares e não regulares, tanto em suas representações no plano como em faces de poliedros.

(EF06MA19) Identificar características dos triângulos e classificá-los em relação às medidas dos lados e dos ângulos.

(EF06MA20) Identificar características dos quadriláteros, classificá-los em relação a lados e a ângulos e reconhecer a inclusão e a intersecção de classes entre eles.

Objeto de conhecimento relacionado

  • Polígonos: classificações quanto ao número de vértices, às medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos lados.

(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Objetivos de aprendizagem

  •  Descrever um polígono por suas propriedades como figura plana.
  • Identificar lados e ângulos em polígonos.
  • Nomear os polígonos em função de sua quantidade de lados.
  • Classificar polígonos em regulares e não regulares.
  • Identificar polígonos em desenhos no plano, em planificações e em faces de poliedros.
  • Medir lados e ângulos de triângulos e de quadriláteros.
  • Classificar triângulos e quadriláteros pelas medidas de seus lados e de seus ângulos.
  • Nomear um triângulo e quadrilátero em função das medidas de seus lados ou de seus ângulos.
  • Reconhecer a inclusão e a intersecção de classes de quadriláteros por suas propriedades relativas a lados e ângulos.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • (EF06MA25) Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
  • (EF05MA17) Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Comentários para os professores

Trabalhar a habilidade EF06MA18 implica diferenciar figuras planas em poligonais e não poligonais, reconhecer e nomear os polígonos associando os nomes à quantidade de ângulos; reconhecer que um polígono que tem lados e ângulos congruentes (de mesma medida) é chamado de regular. O conhecimento da habilidade EF06MA25, bem como a utilização de transferidor para medir a abertura de ângulos e da régua para medir o comprimento dos llados, é essencial para que essa habilidade seja desenvolvida. Merece atenção a separação de quadriláteros e triângulos como classes de figuras poligonais caracterizadas pela quantidade de lados.

Já a habilidade EF06MA19 implica em associar que os triângulos podem ser analisados em relação à medida de seus lados (equilátero, escaleno e isósceles), bem como à medida de seus ângulos (retângulo, acutângulo e obtusângulo). O conhecimento da classificação dos ângulos segundo a medida de sua abertura (reto, agudo e obtuso) está envolvido nessa habilidade.

Por fim, a habilidade EF06MA20 implica, primeiramente, separar entre os polígonos aqueles que têm quatro lados e que, por isso, são quadriláteros. Em seguida, associar propriedades relativas a medidas, paralelismo e perpendicularismo dos lados a determinadas características dos quadriláteros, valendo igualmente para medidas dos ângulos, em especial os ângulos retos para caracterizar os retângulos. Reconhecer a inclusão e intersecção de classes implica primeiramente em identificar as principais características de cada quadrilátero, definidos por sua essência: trapézio tem menos um par de lados paralelos; paralelogramo tem dois pares de lados paralelos (sendo portanto, um tipo particular de trapézio), retângulo tem dois pares de lados paralelos e quatro ângulos retos (sendo um tipo de paralelogramo); losango tem dois pares de lados paralelos e de mesma medida (sendo portanto um tipo particular de paralelogramo) e que o quadrado tem dois pares de lados paralelos e de mesma medida e quatro ângulos retos. Assim, pode-se associar que há duas classes de quadriláteros, os trapézios e os não trapézios; que a classe dos trapézios inclui os que são paralelogramos, e que nos paralelogramos estão os retângulos e os losangos, e que o quadrado é um quadrilátero que é losango e retângulo, simultaneamente, estando, portanto, na intersecção entre as características de ambos os quadriláteros, associando ainda que o quadrado é o único quadrilátero que se encaixa na categoria de polígonos regulares.

(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Sugestões de atividades

Plano de aula: Enxergando Polígonos (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Enxergando Polígonos, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Reconhecer os polígonos regulares ou irregulares em faces de poliedros.

Plano de aula: Triângulos (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Triângulos, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Classificar os triângulos pelas medidas de seus lados ou de seus ângulos internos.

Plano de aula: Classificando os Quadriláteros (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Classificando os Quadriláteros, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Classificar os quadriláteros em relação a seus lados e ângulos.

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