Geometria: Classificando polígonos
Por
30/11/2022
Compartilhe:
Jornalismo
Por
30/11/2022
Habilidade focal relacionada
(EF06MA18) Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e classificá-los em regulares e não regulares, tanto em suas representações no plano como em faces de poliedros.
(EF06MA19) Identificar características dos triângulos e classificá-los em relação às medidas dos lados e dos ângulos.
(EF06MA20) Identificar características dos quadriláteros, classificá-los em relação a lados e a ângulos e reconhecer a inclusão e a intersecção de classes entre eles.
Objeto de conhecimento relacionado
(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)
Objetivos de aprendizagem
(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)
Conhecimentos prévios
(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)
Comentários para os professores
Trabalhar a habilidade EF06MA18 implica diferenciar figuras planas em poligonais e não poligonais, reconhecer e nomear os polígonos associando os nomes à quantidade de ângulos; reconhecer que um polígono que tem lados e ângulos congruentes (de mesma medida) é chamado de regular. O conhecimento da habilidade EF06MA25, bem como a utilização de transferidor para medir a abertura de ângulos e da régua para medir o comprimento dos llados, é essencial para que essa habilidade seja desenvolvida. Merece atenção a separação de quadriláteros e triângulos como classes de figuras poligonais caracterizadas pela quantidade de lados.
Já a habilidade EF06MA19 implica em associar que os triângulos podem ser analisados em relação à medida de seus lados (equilátero, escaleno e isósceles), bem como à medida de seus ângulos (retângulo, acutângulo e obtusângulo). O conhecimento da classificação dos ângulos segundo a medida de sua abertura (reto, agudo e obtuso) está envolvido nessa habilidade.
Por fim, a habilidade EF06MA20 implica, primeiramente, separar entre os polígonos aqueles que têm quatro lados e que, por isso, são quadriláteros. Em seguida, associar propriedades relativas a medidas, paralelismo e perpendicularismo dos lados a determinadas características dos quadriláteros, valendo igualmente para medidas dos ângulos, em especial os ângulos retos para caracterizar os retângulos. Reconhecer a inclusão e intersecção de classes implica primeiramente em identificar as principais características de cada quadrilátero, definidos por sua essência: trapézio tem menos um par de lados paralelos; paralelogramo tem dois pares de lados paralelos (sendo portanto, um tipo particular de trapézio), retângulo tem dois pares de lados paralelos e quatro ângulos retos (sendo um tipo de paralelogramo); losango tem dois pares de lados paralelos e de mesma medida (sendo portanto um tipo particular de paralelogramo) e que o quadrado tem dois pares de lados paralelos e de mesma medida e quatro ângulos retos. Assim, pode-se associar que há duas classes de quadriláteros, os trapézios e os não trapézios; que a classe dos trapézios inclui os que são paralelogramos, e que nos paralelogramos estão os retângulos e os losangos, e que o quadrado é um quadrilátero que é losango e retângulo, simultaneamente, estando, portanto, na intersecção entre as características de ambos os quadriláteros, associando ainda que o quadrado é o único quadrilátero que se encaixa na categoria de polígonos regulares.
(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)
Sugestões de atividades
Descrição das atividades:
O plano de aula Enxergando Polígonos, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:
Descrição das atividades:
O plano de aula Triângulos, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:
Descrição das atividades:
O plano de aula Classificando os Quadriláteros, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:
Últimas notícias