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Jornalismo

Números: Identificando frações equivalentes

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30/11/2022

Habilidade focal relacionada

(EF05MA03) Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.

(EF05MA04) Identificar frações equivalentes.

(EF05MA05) Comparar e ordenar números racionais positivos (representações fracionária e decimal), relacionando-os a pontos na reta numérica.

Objeto de conhecimento relacionado

  • Frações menores e maiores que um inteiro: representação na reta e resolução de problemas.
  • Equivalência de frações: conceito.
  • Número decimal: conceito, leitura, escrita, comparação e ordenação com apoio da reta numérica; operação de adição e subtração.

(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Objetivos de aprendizagem

  • Reconhecer frações maiores e menores que um inteiro.
  • Identificar e representar frações como partes de um inteiro.
  • Identificar e representar frações como o quociente (exato) de dois inteiros.
  • Resolver problemas que envolvam algumas das diferentes funções da fração: parte de um todo e divisão.
  • Compreender a noção de fração equivalente.
  • Comparar frações utilizando frações equivalentes como recurso.
  • Associar uma fração à sua representação decimal.
  • Representar e comparar frações e números decimais na reta numérica.
  • Identificar em contextos quando utilizar uma ou outra representação de um número racional.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • (EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Comentários para os professores

Esta habilidade apresenta duas ideias muito importantes associadas às frações: a primeira envolvendo a fração como parte de um todo e a segunda referente à fração como resultado (quociente) de uma divisão. No primeiro caso, ao se referir à fração 2/5, pode-se, por exemplo, dividir o inteiro em 5 partes, das quais 2 delas serão consideradas. Já em relação ao segundo caso, a fração 2/5 pode ser entendida como 2: 5 (dois divido por cinco), em que 2 inteiros equivale a 20 décimos, que dividido em 5 partes, resulta em 4 décimos por parte (0,4). É importante explorar situações nas quais os estudantes se deparem com a representação de frações menores, iguais ou maiores que um inteiro. Pedir que representem, por exemplo, as frações 1/2; 2/2 e 3/2 pode contribuir neste sentido sem que haja necessidade de nomear tais frações como própria, aparente ou imprópria.

Veja que a proposta da habilidade EF05MA04 complementa o trabalho desenvolvido na habilidade anterior (EF05MA03) porque mostra a existência de escritas diferentes, que representam a mesma quantidade ou a mesma parte do todo. É de fundamental importância que os estudantes se apropriem efetivamente do conceito de fração equivalente para que possam dar um significado às operações envolvendo frações. A utilização de materiais manipulativos, como Tangram, dobraduras e mosaicos pode colaborar com o desenvolvimento desta habilidade. A representação de frações equivalentes na reta numérica auxilia na observação de que escritas fracionárias diferentes representam quantidades iguais quando se referem ao mesmo todo e, por isso, são representadas pelo mesmo ponto na reta numérica. Faz-se importante, sempre que possível, explorar a representação das ideias aprendidas de formas diferentes (por escrito, numericamente, com desenhos), Justificar suas resoluções e, ainda, escrever as aprendizagens feitas.

Por fim, desenvolver a habilidade EF05MA05 é esperar-se que o estudante seja capaz de comparar e ordenar números racionais (positivos) usando as representações fracionária e decimal. É necessário, portanto, que ele compreenda que uma fração pode representar um número (no caso racional) e que sua escrita representa uma quantidade de um todo (discreto ou contínuo). Também é necessário que ele entenda que a quantidade representada pela fração pode ser menor, igual ou maior que a representada por outra e, para isso, pode-se associar pontos da reta numérica para realizar tal comparação. Por fim, demanda-se que o estudante consiga expressar essa comparação através dos sinais de igualdade (frações equivalentes) ou desigualdade (diferente, maior que ou menor que). O cálculo mental pode ser desenvolvido nesta habilidade através da análise do numerador e do denominador da fração.

(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Sugestões de atividades

Avaliações Diagnósticas (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 2 - 5º ano - Item 3 - Instituto Reúna)

Descrição das atividades:

Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de identificar e representar frações, associando-as ao resultado de uma divisão.

Avaliações Diagnósticas (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 2 - 5º ano - Item 4 - Instituto Reúna)

Descrição das atividades:

Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de identificar frações equivalentes, com e sem apoio de representação pictórica.

Avaliações Diagnósticas (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 2 - 5º ano - Item 5 - Instituto Reúna)

Descrição das atividades:

Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de representar e comparar frações e números decimais na reta numérica.

Plano de aula: Identificar Frações Maiores e Menores que a Unidade com o Apoio de Figuras (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Frações Maiores e Menores que a Unidade com o Apoio de Figuras, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Identificar frações maiores e menores que a unidade com o apoio de figuras.

Plano de aula: Frações Equivalentes - Dividindo um Terreno (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Frações Equivalentes - Dividindo um Terreno, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivos de aprendizagem:

  • Problematizar o conceito de fração equivalente.
  • Utilizar a comparação de frações para encontrar frações equivalentes.

Plano de aula: Comparar e Ordenar Números Racionais Positivos - Escala Decimal (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Comparar e Ordenar Números Racionais Positivos - Escala Decimal, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivos de aprendizagem:

  • Observar e ordenar números racionais na forma de decimais.
  • Compreender a composição de um número decimal em suas ordens (décimos, centésimos e milésimos).
  • Ordenar números decimais corretamente.

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